Sexta-feira, 24 de agosto de 2007, atualizada ?s 09h09

Maratona de Programa??o desafia alunos da ?rea Computa??o


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Resolver um problema em cinco horas ou no menor tempo poss?vel. Esse ? o desafio que estudantes de gradua??o e p?s-gradua??o v?o enfrentar na etapa regional Zona da Mata e Vertentes da 12? Maratona de Programa??o, realizada no dia 22 de setembro, na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

Na Maratona, os alunos, dispostos em times de tr?s pessoas, recebem problemas complexos e devem tentar resolver no menor tempo poss?vel ou em cinco horas. Os participantes podem contar com um computador, acesso a livros, manuais e listas. Al?m disso, eles devem ter criatividade, muita habilidade para trabalhar contra o rel?gio e esp?rito de equipe.

As inscri?es podem ser feitas pelo site http://maratona.ime.usp.br/. Os vencedores da etapa regional, em Juiz de Fora, passam para a fase final, nos dias 9 e 10 de novembro, em Belo Horizonte.

Juiz de Fora ? a terceira maior sede do pa?s. Em 2006, 11 equipes de seis institui?es de ensino superior participaram da disputa regional, tamb?m realizada em Juiz de Fora. Este ano, 16 equipes j? se inscreveram at? esta sexta-feira, 24 de agosto. As inscri?es terminam no dia 12 de setembro. Governador Valadares, Paracatu, Po?os de Caldas e Uberl?ndia s?o as outras sedes das equipes nesta primeira fase.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF