Segunda-feira, 10 de setembro de 2007, atualizada ?s 11h33

UFJF abre inscri?es para revalida??o de diplomas emitidos em outros pa?ses


Fabricio Werneck
Colabora??o*

Entre os dias 12 e 14 de setembro, estar?o abertas as inscri?es para a revalida??o de diplomas emitido em outros pa?ses. Para tanto, ser? preciso que haja correspond?ncia com algum curso de gradua??o ou p?s-gradua??o oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para encaminhar o pedido, ser? necess?rio um requerimento ao Magn?fico Reitor da UFJF, professor Henrique Duque, comprovante de resid?ncia atual e de dep?sito no valor de R$ 2.000 (Banco do Brasil - conta FADEPE/DARA, n?mero 802.100-7, ag?ncia 4763-5).

Documentos

Os brasileiros devem apresentar tamb?m certid?o de nascimento ou casamento e carteira de identidade. Pessoas de outras nacionalidades precisam apresentar carteira de estrangeiro (RNE - Registro Nacional de Estrangeiro) ou certificado de naturaliza??o, diploma acompanhado de tradu??o feita por tradutor juramentado, hist?rico escolar tamb?m traduzido constando disciplinas, cr?ditos, carga hor?ria e dura??o, certificado de conclus?o do Ensino M?dio ou equivalente para revalida??o de diploma de gradua??o e, em caso de diploma de p?s-gradua??o, certificado de conclus?o de curso superior.

Os documentos expedidos em l?ngua espanhola n?o precisam ser traduzidos. O certificado de profici?ncia em l?ngua portuguesa (CELPE-Bras) tamb?m ser? exigido daqueles nascidos fora do territ?rio brasileiro ser? exigido daqueles nascidos fora do territ?rio brasileiro.

Tanto o diploma quanto o hist?rico escolar devem ser autenticados no Consulado Brasileiro, com sede no pa?s onde funciona a institui??o expedidora dos documentos ou, no Brasil, na Embaixada ou Consulado do pa?s de origem da institui??o.

Local de entrega

O requerimento de revalida??o deve ser entregue pelo interessado ou seu procurador na Central de Atendimento, no pr?dio da Reitoria (Campus da UFJF), juntamente com os documentos solicitados.

Em caso de altera??o de endere?o, telefone, e-mail ou qualquer outra informa??o, os mesmos devem ser informados. Conclu?do o processo, os participantes que n?o tiverem seus diplomas revalidados, v?o ter 12 meses para reaver seus documentos. Ap?s este prazo, os documentos ser?o destru?dos. A Central de Atendimento funciona de segunda ? sexta, de 8h ?s 20h e aos s?bados, de 8h ?s 13h.

*Fabricio Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF