• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Segunda-feira, 10 de setembro de 2007, atualizada às 11h33

    UFJF abre inscrições para revalidação de diplomas emitidos em outros países


    Fabricio Werneck
    Colaboração*

    Entre os dias 12 e 14 de setembro, estarão abertas as inscrições para a revalidação de diplomas emitido em outros países. Para tanto, será preciso que haja correspondência com algum curso de graduação ou pós-graduação oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

    Para encaminhar o pedido, será necessário um requerimento ao Magnífico Reitor da UFJF, professor Henrique Duque, comprovante de residência atual e de depósito no valor de R$ 2.000 (Banco do Brasil - conta FADEPE/DARA, número 802.100-7, agência 4763-5).

    Documentos

    Os brasileiros devem apresentar também certidão de nascimento ou casamento e carteira de identidade. Pessoas de outras nacionalidades precisam apresentar carteira de estrangeiro (RNE - Registro Nacional de Estrangeiro) ou certificado de naturalização, diploma acompanhado de tradução feita por tradutor juramentado, histórico escolar também traduzido constando disciplinas, créditos, carga horária e duração, certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente para revalidação de diploma de graduação e, em caso de diploma de pós-graduação, certificado de conclusão de curso superior.

    Os documentos expedidos em língua espanhola não precisam ser traduzidos. O certificado de proficiência em língua portuguesa (CELPE-Bras) também será exigido daqueles nascidos fora do território brasileiro será exigido daqueles nascidos fora do território brasileiro.

    Tanto o diploma quanto o histórico escolar devem ser autenticados no Consulado Brasileiro, com sede no país onde funciona a instituição expedidora dos documentos ou, no Brasil, na Embaixada ou Consulado do país de origem da instituição.

    Local de entrega

    O requerimento de revalidação deve ser entregue pelo interessado ou seu procurador na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria (Campus da UFJF), juntamente com os documentos solicitados.

    Em caso de alteração de endereço, telefone, e-mail ou qualquer outra informação, os mesmos devem ser informados. Concluído o processo, os participantes que não tiverem seus diplomas revalidados, vão ter 12 meses para reaver seus documentos. Após este prazo, os documentos serão destruídos. A Central de Atendimento funciona de segunda à sexta, de 8h às 20h e aos sábados, de 8h às 13h.

    *Fabricio Werneck é estudante de Jornalismo da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.