Por

Jogador ind?gena no Tupi Bepka?kti, da tribo Kaiap? do Par?, poder ser aproveitado na equipe j?nior

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
16/02/2007

O Campeonato Ind?gena terminou, mas os efeitos da primeira competi??o do g?nero em Minas Gerais tomaram dimens?es maiores, ao ponto do jogador Bepka?kti, de 19 anos, da tribo Kaiap? do Par?, poder ser aproveitado na equipe j?nior do Tupi. H? duas semanas, ele vem realizando uma s?rie de baterias de exames e deve refor?ar o time j?nior, que a partir de mar?o disputa o Campeonato Mineiro da categoria.

O primeiro contato surgiu ap?s um pedido de um l?der ind?gena que indicou o atleta para avalia??o. Se ? habilidoso, n?o se sabe ao certo. O jovem atleta de poucas palavras n?o consegue se comunicar facilmente na l?ngua portuguesa, mas nada que o impedisse de revelar seu clube de cora??o e seu maior ?dolo: S?o Paulo e o meia Kak?.

"Estou ainda fazendo exames e depois do Carnaval vou fazer teste para jogar nos juniores", disse Bepka?kti que acompanhava o treino da equipe principal nesta sexta-feira no Est?dio Salles de Oliveira.

O presidente da empresa que gerencia o futebol do Tupi, Ant?nio Braga, confirmou o interesse em contar com o futebol do jogador "Ele se destacou no Campeonato ind?gena e fizemos um convite ao chefe da tribo para que ele viesse atuar pelo Tupi. Ele est? realizando uma bateria de exames, fazendo testes de laborat?rio, todo o tipo de exame e agora vai iniciar o tratamento dent?rio", disse Braga que falou que s? aceitou a vinda do atleta ap?s autoriza??o e documenta??o da Funai.

Caso Bepka?kti tenha condi?es t?cnicas e f?sicas de atuar, a sua estr?ia deve acontecer no dia 31 de mar?o contra a equipe Cavaleiro Negro, de Contagem. Os outros clubes que comp?em a chave s?o o Ita?na, Divin?polis e Fabril. Desses, tr?s passam para a pr?xima fase a ser realizada no segundo semestre. Nesta ocasi?o os classificados se juntar?o a Cruzeiro, Atl?tico, Villa Nova, Democrata de Sete Lagoas, Democrata de Governador Valadares e Vespasiano.

*Guilherme Oliveira ? estudante do 5? per?odo Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora