Segunda-feira, 01 de outubro de 2007, atualizada às 09h28

Semana Científica na UFJF oferece oportunidade para alunos do ensino fundamental, médio e superior


Renata Solano
*Colaboração
Em arquivo:

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza até 05 de outubro, na praça cívica, a Semana Científica. Através de apresentação de trabalhos, competição de robôs, palestras e mini-cursos o evento oferece oportunidades de aprendizado para alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas da cidade e região.

Realizada pelo Centro Regional de Inovação e tecnologia (Critt), pela Faculdade de Engenharia e pelo Ramo Estudantil Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da UFJF, a feira vai avaliar os projetos recebidos segundo os critérios criatividade, inovação, qualidade, domínio do tema e apresentação do trabalho.

Com o intuito de incentivar e aproximar os alunos à área de ciência e tecnologia, dando oportunidade deles realizarem experimentos e reforçar o aprendizado, a segunda edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Olimpíada de Robôs vai premiar os três primeiros colocados.

A competição da olimpíada de robôs é dividida em duas categorias: o futebol de robôs e robôs autônomos.

Programação
Seguindo o calendário determinado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o evento conta com a seguinte programação:

  • 01/10 (segunda-feira)

14 h - Palestra de Abertura do Evento com Mara Hombre Mulinari, sobre "Formação Continuada de Professores e Pensamento Sistêmico: A Experiência do ModeLab da UFES", no Anfiteatro das Pró-reitorias.

15h30 - Review das Olimpíadas de Robôs e o Sorteio das Chapas (IEEE), no Anfiteatro das Pró-Reitorias.

16h30 - Palestra - Olimpíadas sobre Robótica com André Luiz Marques Marcato (Diretor do Critt) também no Anfiteatro das Pró-reitorias.

  • 02/10 (terça-feira)

8h às 12h30 - Mini-curso Olimpíadas com Carlos Henrique Nascimento Martins. O tema é Programação de Micro-controladores PIC em linguagem Basic. Anfiteatro Escadinha (Faculdade de Engenharia).

14h às 16h - Palestra - Olimpíadas / Petrobras, também no Anfiteatro da Engenharia.

16h às 20h - SPAVe (exposição de trabalhos do 2º período de Engenharia) na Praça Cívica da UFJF.

  • 03/10 (quarta-feira)

8h às 12h30 - Mini curso - Olimpíadas, no Anfiteatro Escadinha (Faculdade de Engenharia) com Welton Verly, sobre Planejamento Diário da Operação de Sistemas Térmicos.

14h às 16h - Palestra - Olimpíadas com Marcos Passini (Professor da Ciência da Computação da UFJF), no Anfiteatro da Engenharia. O tema é Lógica e Representação do Conhecimento.

14h30 às 15h - Solenidade de abertura do XIII Seminário de Iniciação Científica, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

15h às 16h30 - Palestra - Seminário de Iniciação Científica, no Anfiteatro das Pró-reitorias, com o palestrante Evando Mirra de Paula e Silva (Diretor de Inovação da ABDI). O tema é O Ofício do Poeta e a Cultura da Inovação.

16h às 20h - Mini curso - Olimpíadas com Cláudio Roberto B. S. Rodrigues, Frederico Toledo Ghetti e Rômulo Miranda L. de Souza, sobre Simuladores de circuitos PSPICE e PSIM, no Anfiteatro da Engenharia.

16h30 às 18h - Visita a exposição de pôsteres e lançamento da revista Principia eletrônica, na Praça Cívica da UFJF.

17h - Show na Praça Cívica da UFJF, com Carlos Carreira (poemas musicados)

  • 04/10 (quinta-feira)

08h às 10h - Mini curso - Olimpíadas, no Anfiteatro da Engenharia, com Carlos Henrique Nascimento Martins, sobre Aplicação de Micro-controladores.

08h30 - Abertura da III Mostra de Iniciação Científica Júnior/UFJF, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

09h às 10h - Palestra - Seminário de Iniciação Científica com Carlos Alberto dos Santos (Pesquisador da Embrapa), sobre Ciência e Tecnologia no Agronegócio e seus benefícios para a sociedade: uma conversa com jovens da Iniciação Científica Júnior, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

09h às 12h - Apresentação Oral dos Trabalhos de Iniciação Científica nas unidades acadêmicas.

10h30 às 12h30 - Palestra - Olimpíadas, no Anfiteatro da Engenharia com Bruno Dias (ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico), sobre Mercado brasileiro de energia elétrica: uma visão geral.

10h às 11h - Apresentações artístico-culturais na Praça Cívica da UFJF.

11h às 12h - Exposição dos trabalhos desenvolvidos nos programas de iniciação científica Júnior da UFJF e Exposição da "feira de idéias" na forma interativa e/ou pôster, na Praça Cívica da UFJF.

13h30 às 16h30 - Exposição dos trabalhos da Feira de Ciências e Tecnologia, também na Praça Cívica da UFJF.

14h à 15h - Compartilhamento de experiências dos jovens pesquisadores e orientadores e depoimentos pessoais, na Praça Cívica da UFJF.

14h às 17h: Apresentação de pôster de Iniciação Científica, na Praça Cívica da UFJF.

14h às 18h - Competição das Olimpíadas - Futebol de Robôs e de Robôs Autônomos, local: Praça Cívica da UFJF (TENDA).

  • 05/10 (sexta-feira)

08h às 10h - Palestra - Olimpíadas sobre Aprendizado de Agentes, com o palestrante Raul Fonseca Neto (Coordenador das Ciências da Computação da UFJF), no Anfiteatro da Engenharia.

10h às 11h - Palestra de Encerramento - Seminário de Iniciação Científica no Anfiteatro das Pró-reitorias com Wrana Maria Panizzi (Vice-presidente do CNPq)

10h30 às 12h30 - Palestra - Olimpíadas com Expedito José da Silva (ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico). O tema é Panorama do Setor Elétrico Brasileiro. Local: Anfiteatro da Engenharia.

11h - Premiação do XIII Seminário de Iniciação Científica, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

13h30 às 16h30 - Exposição dos trabalhos da Feira de Ciências e Tecnologia, na Praça Cívica da UFJF

14h às 15h - Solenidade de Encerramento, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

16h30 - Premiação dos trabalhos da Feira de Ciências e Tecnologia (alunos e professores orientadores dos 1º, 2º e 3º lugares, escolas do ensino fundamental e médio)

14h às 18h - Competição Final das Olimpíadas - Futebol de Robôs e de Robôs Autônomos, na Praça Cívica da UFJF.

18h - Premiação Olimpíadas de Robôs

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.