Juiz de Fora

Por

Quinta-feira, 03 de janeiro de 2008, atualizada ?s 09h36

Oportunidades para incuba??o e condom?nio de empresas


Renata Solano
*Colabora??o

O Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou os editais para incuba??o e para condom?nio de empresas em dezembro.

Os interessados devem efetuar sua inscri??o atrav?s do site do Critt at? segunda-feira, dia 21 de janeiro. No entanto, os procedimentos para inscri??o devem ser conferidos nos respectivos editais, publicados no mesmo site.

V?o ser oferecidas 11 vagas divididas da seguinte forma: sete para a Incubadora de Base Tecnol?gica do Critt (IBT); duas para Incubadora de Design (InDesign) do Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU); e duas para o Condom?nio de Empresas.

O processo de sele??o para incuba??o consta de tr?s fases: An?lise da Pr?-proposta; Curso de Inicia??o Empresarial; e Defesa oral do Plano de Neg?cios. J? para o processo de condom?nio de empresas, as propostas devem ser apresentadas por pessoas jur?dicas, cujo objeto social seja compat?vel com o desenvolvimento de produtos e ou servi?os de base tecnol?gica.

Segundo o diretor do Critt, Andr? Marcato, o edital ? uma oportunidade de aproxima??o entre as empresas e a universidade. "? uma ferramenta da UFJF para apoiar jovens empreendedores que querem se engajar na ?rea de inova??o. Al?m disso temos duas vagas para condom?nio de empresas que ? uma oportunidade para empresas j? estabelecidas no mercado de se aproximar da institui??o", esclarece.

Incuba??o e condom?nio

A incuba??o de empresas tem um prazo de tr?s anos e ? um processo de apoio ao desenvolvimento de pequenos empreendimentos e de empresas nascentes. Funciona como uma promo??o de condi?es espec?ficas, atrav?s da qual empreendedores podem desfrutar de instala?es f?sicas, de ambiente instrucional e de suporte t?cnico e gerencial no in?cio e durante as etapas de desenvolvimento do neg?cio.

O condom?nio tem um prazo de quatro anos e funciona como um ambiente de intera??o entre o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa e a universidade, viabilizando solu?es econ?micas e investimentos planejados.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF