Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008, atualizada ?s 13h30

J? est?o abertas matr?culas para o CPCI e CPCII


Marinella Souza
Colabora??o*

Os interessados em fazer o Curso Pr?-Vestibular Comunit?rio (CPCI) e o Curso Preparat?rio para Concursos (CPCII) t?m at? o dia 15 de fevereiro para efetuar a matr?cula. Em 2008, as matr?culas est?o descentralizadas para o CPCI. O CPCII tamb?m conta com uma novidade: as matr?culas poder?o ser feitas pela internet. O CPC I funciona na Rua S?o Jo?o, 357, Centro; e o CPC II na Rua Marechal Deodoro 230, 4? andar, Centro. Nos locais, o atendimento ? de 8h ?s 20h.

Al?m da sede, os alunos poder?o fazer matr?culas nas escolas municipais dos bairros Grama, Linhares, Jardim Esperan?a, Nossa Senhora Aparecida, Nova Era, Parque Burnier, Progresso, Sagrado Cora??o de Jesus, Santa Luzia, S?o Bernardo, S?o Pedro, Vila Esperan?a II e no Curimim da Vila Olavo Costa seguindo o hor?rio de funcionamento das respectivas escolas.

No ato da matr?cula, o estudante dever? levar duas fotos 3x4, original e c?pia do documento de identidade e do CPF, comprovante de resid?ncia e hist?rico ou declara??o escolar. Os beneficiados recebem uma carteirinha para identifica??o e controle de presen?as.

Segundo a secret?ria de Pol?tica Social, Vanessa Lo?asso Bejani,os cursos passaram por uma reformula??o com o objetivo de garantir a perman?ncia do aluno na sala de aula, evitando a evas?o estudantil.

"A partir de 2008, as apostilas vir?o em forma de cat?logos. O aluno receber? o conte?do ao longo do ano, anexando-o ao fich?rio para que nosso objetivo - que ? o contato do aluno com o profissional para sanar suas d?vidas - seja cumprido".

Al?m disso, uma nova biblioteca com t?tulos indicados pelos pr?prios professores a fim de contribuir para o bom rendimento do aluno ser? inaugurada no dia tr?s de mar?o, quando ter? in?cio o ano letivo da institui??o.

Para a secret?ria, essas reformula?es eram necess?rias para que o aluno se sentisse motivado a estudar. "As aulas descentralizadas fundamentais para que o aluno se sinta atra?do para os estudos, visto que agora, estar? mais perto de casa",diz.

Vanessa acrescenta que a programa??o das escolas que sediaram as aulas do CPCI e CPCII n?o ? fixa, atende a demanda dos cursos. "Uma nova turma para o concurso do INSS j? foi aberta no Centro de Forma??o do Professor porque j? no primeiro dia a procura foi maior do que o esperado. Se a demanda for muito grande, abriremos novas turmas".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF