Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008, atualizada ?s 17h15

UFJF abre inscri?es para sele??o para professor substituto em diversas ?reas


Marinella Souza
Colabora??o*

As faculdades de Medicina, Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como departamentos de Bot?nica, Farmacologia, Morfologia, Matem?tica e Ci?ncias Sociais e no Departamento de Ci?ncias da Natureza, Matem?tica e suas tecnologias da do Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) abrem inscri?es para professores substitutos. No total, s?o nove vagas.

As unidades apresentam prazos diferenciados para a inscri??o (veja o edital), os interessados devem procurar as secretarias da unidade pretendida de 08h as 11h e de 14h as 16h, munidos de carteira de identidade, fotoc?pia autenticada ou original do diploma, declara??o pessoal de que est? em dia com os deveres eleitorais e militares e tr?s c?p?as do curriculum vitae, sendo que, em uma delas deve estar anexado os documentos comprobat?rios de cursos realizados.

Segundo o pr?-reitor adjunto de recursos humanos da UFJF, Sebasti?o Marsicano Ribeiro Jr., o formato geral de avalia??o consta de tr?s etapas, mas cada unidade tem suas especificidades.

"O geral consta de an?lise de documenta??o, prova escrita e did?tica. Para ser aprovado, o candidato n?o pode receber nota abaixo de sete em nenhuma das tr?s etapas. Para mais detalhes, aconselho o candidato a consultar o edital 015/2008", explica.

O pr?-reitor adianta ainda que o perfil esperado para professores substitutos ? o mesmo dos professores efetivos para garantir a qualidade do ensino na institui??o. "Queremos pessoas que tenham viv?ncia na ?rea, experi?ncia profissional, disponibilidade de hor?rios e, principalmente, compromisso com a universidade e com os alunos", diz.

Servidores da administra??o direta ou indireta da Uni?o podem concorrer ? vaga de professor substituto desde que apresente hor?rios compat?veis com a grade do curso pretendido.

"A pessoa n?o precisa ter exclusividade com a UFJF, mas tem que provar que sua grade de hor?rio n?o apresenta coincid?ncias com a grade da institui??o".

Aqueles que j? exerceram o cargo de professor substituto devem esperar o prazo m?nimo de 24 meses para pleitear a vaga novamente.

Al?m disso, o pr?-reitor salienta que esta ? uma sele??o de professores, mas est? programado um concurso para contrata??o, em breve, tanto de professores quanto de servidores.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF