Quarta-feira, 12 de março de 2008, atualizada às 12h20
Mais de 50 vagas disponíveis para alunos realizarem intercâmbio
*Colaboração
Através de três fases, a coordenação de Relações Internacionais (CRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai selecionar estudantes da instituição para participar do Programa de Intercâmbio Acadêmico.
Segundo o bolsista da coordenação, Adilson Alves, o intercâmbio tem o objetivo de ampliar as oportunidades de formação acadêmica do estudante bem como estreitar as relações entre os países.
Para se inscrever, o candidato deve, através do site da CRI preencher o formulário de inscrição, que deve ser entregue pessoalmente na Central de Atendimento do Campus Universitário, de 8h às 12h e de 13h às 17h, entre terça-feira, dia 18 de março e quinta-feira, dia 20. As universidades que participam do convênio e oferecem as vagas são as seguintes:
- Colorado College (Estados Unidos) oferece três vagas para um semestre letivo, com início em agosto. Não há bolsa da auxílio aos intercambistas
- Kanda University of International Studies (Japão) oferece cinco vagas com duração de um ano e início em agosto. A bolsa é de 80 mil ienes para os dois primeiros colocados e de 20 mil ienes para os demais
- Salamanca (Espanha) oferece duas vagas para o curso de Comunicação Social e dez para os demais cursos. A duração é de seis meses a um ano, com início em setembro, não há oferta de bolsa auxílio
- Passau oferece cinco vagas para um intercâmbio de seis meses com oferta de bolsa no valor de 550 euros
- Rostock e Siegen (Alemanha) oferece três vagas, cada uma, para intercâmbio de seis meses e não oferece bolsa auxílio
- ISPA (Instituto Superiror de Psicologia Aplicada), em Portugal, oferece três vagas, sem pagamento de bolsa auxílio para intercâmbio com duração de seis meses
- Porto oferece entre duas e dez vagas para intercâmbio com duração de seis meses, mas sem bolsa-auxilio
Etapas de seleção
A primeira etapa consta de seleção feita através da análise dos documentos como formulário de candidatura, histórico escolar, currículo e carta de motivação. Os selecionados passam para a segunda etapa, automaticamente. O resultado da primeira fase vai ser divulgado na segunda-feira, dia 31 de março.
A segunda fase da seleção é feita através de uma prova sobre o conhecimento da língua estrangeira para onde o candidato se inscreveu. O exame vai acontecer na terça-feira, dia 1º de abril no anfiteatro da reitoria da UFJF. O resultado vai ser divulgado na segunda-feira, dia 07 de abril.
Os candidatos aprovados na segunda etapa participam da terceira que é uma entrevista tanto em língua portuguesa quanto no idioma do local de destino do candidato. Segundo a assessoria do CRI, os resultados finais vão ser divulgados na sexta-feira, dia 11 de abril. As entrevistas foram divididas em dias de acordo com cada universidade:
- Kanda, terça-feira, dia 8, às 9h
- Colorado College, quarta-feira, dia 9, às 9h
- Passau, Rostok, Siegen, quinta-feira, dia 10, às 9h
- Salamanca, sexta-feira, dia 11, às 9h
- Porto, ISPA, segunda-feira, dia 14, às 9h
Quem pode se inscrever
Os pré-requisitos para se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico são:
- ser brasileiro
- ser aluno da UFJF regularmente matriculado, tendo no mínimo completado dois períodos de seu curso
- ter que cursar, obrigatoriamente, após o intercâmbio, mais dois períodos letivos na universidade
- não ter participado de outro intercâmbio acadêmico promovido pela UFJF
- ter o índice de rendimento acadêmico superior à 60%
- ter conhecimento da língua estrangeiro do local onde se candidatou a ir
*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF