Candidatos ao vestibular e ao Pism têm opinições diversas sobre provas

Por

Candidatos ao vestibular e ao Pism t?m opini?es diversas sobre provas
Terça-feira, 20 de dezembro de 2011, atualizada às 19h

Candidatos ao vestibular e ao Pism têm opiniões diferentes sobre as provas

Jorge Júnior
Repórter

No último dia do exame seletivo para o Vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e para Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), candidatos tiveram opiniões diferentes sobre as provas. A estudante Thaís de Souza Derbotoli, que prestou o exame seletivo pela primeira vez, está confiante. "Acredito que tive um bom desempenho nas provas." Segundo a estudante, o conteúdo das questões estava dentro do que ela estudou durante o ano, mas a avaliação de História foi difícil. "As questões exigiam muito pensamento, nada foi na base da decoreba. A prova de Português foi a mais fácil", avalia.

De acordo com outra candidata do exame, Rafaele da Costa, a prova de Geografia foi a que demandou mais dedicação. "As questões exigiam um raciocínio muito além da própria matéria, mas uma interpretação dos enunciados", diz. Rafaele, que está tentando uma vaga no curso de Letras, afirma que a prova de Português e Literatura foram as mais tranquilas de serem respondidas.

Na opinião do estudante Anderson de Oliveira, o exame de Português foi o mais difícil. "O conteúdo exigia interpretação de texto, as questões eram muito elaboradas. Acredito que fiquei dentro da média." De acordo com Oliveira, a disciplina de Geografia foi fácil.

Nesta terça, os candidatos do Vestibular e os 1.778 do Módulo III responderam questões discursivas conforme a área de conhecimento dos cursos escolhidos. Os das áreas de Economia e de Administração e de Humanas fizeram provas de Geografia e História; e os de Exatas e Saúde, fizeram Física e Química. Todas continham dez questões, com cinco para cada conteúdo, valendo até cinco pontos. Somente quem zerar uma ou mais disciplinas será eliminado.

Ausências

Apenas um concorrente ao Pism III não fez a prova desta terça, além dos 91 ausentes desde o início dos testes. O número é menor do que no ano passado, quando 141 se ausentaram em todo o processo, ou 7,3% de 1.923.

Dos 14.295 que estão na disputa menos de 3.927 serão aprovados. O resultado dos classificados na primeira etapa (o Enem) será divulgado no dia 9 de janeiro a partir das 17h. As notas da segunda etapa do Vestibular e as do Pism III serão conhecidas no dia 27 seguinte, às 11h. O resultado final sai em 6 de fevereiro também às 11h. Todos os resultados serão divulgados no site do Vestibular.

Respostas são alteradas

Dois novos recursos relativos a provas discursivas do Pism I e II foram aceitos pela banca examinadora do processo seletivo e aprovados pela Pró-reitoria de Graduação. No módulo I, a resposta da letra b da primeira questão discursiva de Biologia foi alterada. No exame do Pism II, a modificação ocorreu na letra a do segundo enunciado da prova aberta de Matemática. As novas respostas estão atualizadas no site do Vestibular.

Recursos

Nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, a interposição de recursos referentes às provas desta terça podem ser feitas presencialmente na Central, das 9h às 16h. Quem não reside em Juiz de Fora pode fazer o pedido via fax pelos números (32) 2102-3755 e 2102-3979. O responsável pelo envio deve confirmar o recebimento do fax e ainda perguntar se o documento está legível. A confirmação é feita por meio dos telefones (32) 2102-3738 ou 2102-3978.

O recurso deve conter o nome e a qualificação do recorrente e as razões específicas para cada questão contestada. O resultado da análise estará disponível no dia 4 de janeiro, devido ao recesso de fim de ano da UFJF, que vai do dia 23 de dezembro a 3 de janeiro. A Central de Atendimento fica no prédio da Reitoria, na região central do campus.

Cinco candidatos eliminados

Subiu para cinco a quantidade de candidatos eliminados porque foram flagrados com celular na segunda-feira, dia 19 de dezembro. A quantidade foi atualizada nesta terça-feira, após a leitura de todos os relatórios de sala. Os dois novos casos aconteceram na Escola Estadual Sebastião Patrus, no bairro Santa Terezinha. Os outros três foram na Faculdade de Enfermagem e nos colégios Academia e Stella Matutina. Todos os concorrentes eram do Vestibular.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken