Quarta-feira, 2 de abril de 2008, atualizada ?s 11h50

Abertas inscri?es para Olimp?ada Brasileira de Matem?tica



Marinella Souza
Colabora??o*

Escolas, professores e alunos j? podem se inscrever para a 4? Olimp?ada Brasileira de Matem?tica das Escolas P?blicas (OBMEP). A iniciativa do Minist?rio da Ci?ncia e Tecnologia e do Minist?rio da Educa??o tem o objetivo de estimular e promover o estudo da matem?tica entre os alunos das escolas p?blicas, al?m de incentivar os competidores a ingressarem na ?rea de ci?ncia e tecnologia.

Em 2007, mais de trinta alunos de escolas municipais, estaduais e federais de Juiz de Fora foram premiados. As medalhas foram distribu?das da seguinte forma: cinco de ouro, sete de prata e cerca de 23 de bronze.

A id?ia ? motivar o estudo em grupo e o desafio das quest?es matem?ticas. As inscri?es v?o at? o dia 16 de maio e s? podem ser feitas atrav?s do site. A escola ? respons?vel pela inscri??o de seus alunos. As provas da primeira fase v?o acontecer no dia 26 de agosto e as escolas t?m at? o dia 08 de setembro para enviarem os cart?es-resposta dos classificados para a segunda etapa da disputa.

Segundo o calend?rio oficial, o resultado da primeira fase e os locais de prova saem no dia 15 de outubro. Em 08 de novembro acontecem as provas da 2? fase da OBMEP. O resultado final ser? divulgado em fevereiro de 2009. Os alunos s?o divididos em tr?s n?veis de acordo com seu grau de escolaridade. No n?vel 1 dever?o ser inscritos alunos de 5? ou 6? s?rie do ensino fundamental; no n?vel 2 estar?o os alunos de 7? ou 8? s?rie e no n?vel 3 os alunos do ensino m?dio.

Premia??o

A premia??o ser? baseada, exclusivamente, nas provas da primeira fase. As notas da primeira n?o s?o utilizadas na classifica??o final. Tr?s mil alunos ser?o premiados. Trezentas medalhas de ouro ser?o concedidas aos alunos que obtiverem as 100 primeiras pontua?es nacionais nos tr?s n?veis. Outras 900 medalhas de prata ser?o entregues ?s 300 melhores pontua?es nacionais, contando a partir do 101? colocado. E as 1,8 mil medalhas de bronze ser?o destinadas aos alunos que obtiverem melhores pontua?es em seus estados e aqueles que obtiverem as melhores notas nacionais, a partir do 401? lugar, com algumas exce?es.

Al?m disso, ser?o entregues certificados de men??o honrosa a at? 30 mil alunos que obtiverem as maiores pontua?es nacionais, nos tr?s n?veis e n?o forem contemplados com medalhas. Cento e vinte e sete professores com curso de Aperfei?oamento do Instituto Matem?tica Pura e Aplicada ser?o premiados. Essa premia??o est? vinculada ? premia??o dos alunos e obedece ? crit?rios espec?ficos.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF