Terça-feira, 22 de abril de 2008, atualizada às 11h30

Abertas inscrições para exames supletivos que devem ser feitas pela internet



Marinella Souza
Colaboração*

Quem não conseguiu concluir os estudos na idade própria terá uma nova chance de terminar a escolarização. Iniciou nesta terça-feira, 22 de abril, as inscrições para os Exames Supletivos de Minas Gerais para o primeiro semestre.

As inscrições serão feitas pela internet até o dia 12 de maio. Quem não tem acesso à internet pode procurar a Superintendência Regional de Ensino, com profissionais capacitados para fazer a inscrição. Os desempregados podem procurar postos do SINE para se inscreverem e vão ter direito à isenção de taxas de até quatro disciplinas. A taxa de inscrição é de R$ 6 por disciplina e deve ser paga até o dia 13 de maio. No ato de inscrição o candidato deve apresentar carteira de identidade ou de trabalho e CPF (para alunos do ensino médio).

Segundo a coordenadora de operacionalização dos Exames Supletivos da equipe do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria de Lourdes Furiati, o objetivo do exame é criar oportunidades para essas pessoas.

Maria de Lourdes ressalta as vantagens do exame que depende, exclusivamente, da disponibilidade do candidato. "Os exames permitem que o candidato adeque sua preparação ao tempo que tem. Ele não tem necessidade de estar matriculado em escola regular para realizar o exame, pode se preparar em casa ou em um cursinho específico".

As provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de julho. Maria de Lourdes enfatiza que pessoas com algum tipo de deficiência (física ou de saúde) poderão realizar as provas. "Caso haja necessidade, a pessoa poderá ser atendida em casa ou no hospital, bem como terá condições de realizar as provas da maneira adequada". Até 19 de julho, os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio deverão ter, respectivamente, 15 e 18 anos completos.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação na UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.