Ter?a-feira, 22 de abril de 2008, atualizada ?s 11h30

Abertas inscri?es para exames supletivos que devem ser feitas pela internet



Marinella Souza
Colabora??o*

Quem n?o conseguiu concluir os estudos na idade pr?pria ter? uma nova chance de terminar a escolariza??o. Iniciou nesta ter?a-feira, 22 de abril, as inscri?es para os Exames Supletivos de Minas Gerais para o primeiro semestre.

As inscri?es ser?o feitas pela internet at? o dia 12 de maio. Quem n?o tem acesso ? internet pode procurar a Superintend?ncia Regional de Ensino, com profissionais capacitados para fazer a inscri??o. Os desempregados podem procurar postos do SINE para se inscreverem e v?o ter direito ? isen??o de taxas de at? quatro disciplinas. A taxa de inscri??o ? de R$ 6 por disciplina e deve ser paga at? o dia 13 de maio. No ato de inscri??o o candidato deve apresentar carteira de identidade ou de trabalho e CPF (para alunos do ensino m?dio).

Segundo a coordenadora de operacionaliza??o dos Exames Supletivos da equipe do Centro de Pol?ticas P?blicas e Avalia??o da Educa??o (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria de Lourdes Furiati, o objetivo do exame ? criar oportunidades para essas pessoas.

Maria de Lourdes ressalta as vantagens do exame que depende, exclusivamente, da disponibilidade do candidato. "Os exames permitem que o candidato adeque sua prepara??o ao tempo que tem. Ele n?o tem necessidade de estar matriculado em escola regular para realizar o exame, pode se preparar em casa ou em um cursinho espec?fico".

As provas ser?o realizadas nos dias 19 e 20 de julho. Maria de Lourdes enfatiza que pessoas com algum tipo de defici?ncia (f?sica ou de sa?de) poder?o realizar as provas. "Caso haja necessidade, a pessoa poder? ser atendida em casa ou no hospital, bem como ter? condi?es de realizar as provas da maneira adequada". At? 19 de julho, os estudantes dos Ensinos Fundamental e M?dio dever?o ter, respectivamente, 15 e 18 anos completos.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF