Sexta-feira, 09 de maio de 2008, atualizada ?s 10h

Exames supletivos de Minas Gerais recebem mais de 45 mil inscri?es. Em Juiz de Fora, j? s?o quase dois mil inscritos



Renata Solano
*Colabora??o

Uma parceria entre a Secretaria de Educa??o do Estado de Minas Gerais e o Centro de Pol?ticas P?blicas e Avalia??o da Educa??o (CAEd/UFJF) oferece a jovens e adultos a oportunidade de conseguir o certificado de conclus?o dos estudos. Os interessados devem efetuar sua inscri??o at? ?s 0h desta segunda-feira, dia 12 de maio.

Os dados fornecidos pelo CAEd ? de que at? essa quinta-feira, dia 08 de maio, mais de 45 mil inscri?es foram realizadas em Minas Gerais. A cidade com maior n?mero de inscri?es ? a regi?o metropolitana de Belo Horizonte, com mais de 14 mil; Juiz de Fora tem 1.966 inscri?es.

Segundo a coordenadora da equipe CAEd, respons?vel pela operacionaliza??o dos Exames Supletivos, Maria de Lourdes Furiati, trata-se de uma oportunidade para que as pessoas consigam vencer etapas de escolariza??o e certificado de conclus?o de estudo e se insiram no mercado de trabalho com maior qualifica??o. "O candidato n?o precisa estar matriculado em nenhuma escola para fazer o exame. Al?m disso, ele tem a possibilidade de fazer a prova de todas as disciplinas ou apenas das que ele se sentir mais seguro", afirma.

O valor cobrado por disciplina ? R$ 6 e deve ser pago at? ter?a-feira, dia 13 de maio, nos bancos indicados no edital do exame. Os desempregados podem se dirigir aos postos do SINE e se inscreverem em at? quatro disciplinas sem pagar a taxa de inscri??o.

O pr?-requisito para que o candidato fa?a a prova ? que tenha 15 anos completos at? a data da prova, domingo, dia 20 de julho, para certificado de conclus?o do ensino fundamental e 18 anos para ensino m?dio.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF