Sexta-feira, 17 de junho de 2008, ?s 11h30, atualizada 29 de julho, ?s 17h22

Matr?cula do curso t?cnico do Instituto C?ndido Tostes logo ap?s o resultado das provas. Alunos que conseguirem vaga t?m est?gio garantido



Marinella Souza

Colabora??o*

Os alunos interessados tiveram at? o dia 21 de julho para se inscrever para uma das 30 vagas para o Curso T?cnico em Leite e Derivados do Instituto de Latic?nios C?ndido Tostes (ILCT/EPAMIG). Para mais informa?es, ligue para (32) 3224-3116. Os alunos passam por tr?s m?dulos de est?gios, todos garantidos pelo ILCT.

Segundo a secret?ria de ensino do Instituto C?ndido Tostes, Rita de C?ssia Maur?cio de Toledo, o primeiro est?gio ? feito na pr?pria escola, os outros dois s?o feitos em outros latic?nios. "Alguns alunos t?m seus pr?prios contatos em outras empresas, mas a escola se encarrega de arrumar para aqueles que n?o conseguem", diz.

Aulas

Uma vez aprovado, o aluno vai fazer um curso de dois anos de dura??o, ao final dos quais, segundo Rita de C?ssia, estar? apto para atuar em qualquer ?rea relacionada ao leite e seus derivados. "O aluno que conclui o curso pode trabalhar como na ?rea t?cnica e de gerenciamento de f?bricas, em latic?nios e laborat?rios". As aulas come?am na segunda-feira, dia 04 de agosto. A matr?cula dos aprovados deve ser feita no dias 31 de julho e 1? de agosto, na secretaria de Ensino do ILCT.

Objetivo do curso

O foco do curso ? qualifica??o de m?o-de-obra para atua??o nos segmentos da cadeia de l?cteos no Brasil e no exterior. O profissional formado atua no planejamento, orienta??o e supervis?o dos processos de industrializa??o do leite e derivados, desde a fase da produ??o do leite at? o controle de qualidade e comercializa??o do produto final.

Puderam se inscrever alunos com ensino m?dio completo ou equivalente ou ainda aqueles matriculados na 3? s?rie do ensino m?dio.

Provas

As provas para o segundo semestre de 2008 aconteceram no dia 26 de julho, em duas etapas, cada uma com 40 quest?es de m?ltipla escolha. Na parte da manh?, entre 08h e 11h30, os candidatos responderam ?s quest?es de Portugu?s, Hist?ria, Geografia e Reda??o. A partir de 13h30 at? 17h, foi a a vez das provas de Matem?tica, F?sica, Qu?mica e Biologia. O resultado final sai na quarta-feira, dia 30 de julho.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF