• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Segunda-feira, 29 de setembro de 2008 atualizada às 18h

    No primeiro dia de inscrições para o Fies, o link da ficha de inscrição, que só pode ser acessada pela internet, está fora do ar



    Daniele Gruppi
    Repórter

    As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) começaram no dia 29 de setembro e vão até o dia 19 de outubro. O candidato deve preencher a Ficha de Inscrição disponível em meio eletrônico no endereço do Fies no site da Caixa Econômica Federal, durante o período de inscrições. Neste primeiro dia de inscrições, quem tentou acessar o link, deparou-se com um erro na página, mesmo quem tentou pela página de Adesão das IES.

    Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, o interessado poderá imprimir o respectivo protocolo em duas vias e entregá-lo à instituição de ensino superior em que estuda. A instituição de ensino superior precisa atestar a confirmação de inscrição na via do protocolo que será devolvida ao candidato.

    O programa do Ministério da Educação (MEC) é destinado a financiar os estudos no Ensino Superior de alunos que não têm condições de arcar integralmente com os custos da formação. Para candidatar-se ao FIES, os alunos devem estar regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

    A concessão dos benefícios segue uma ordem de prioridades de graduações. São considerados cursos prioritários os de licenciaturas em química, física, matemática, biologia, engenharia, medicina, geologia, e cursos superiores de tecnologia. Para os contratos firmados a partir do segundo semestre de 2006 a taxa de juros é de 6,5% ao ano e exclusivamente para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos de tecnologia, a taxa de juros é de 3,5% ao ano.

    Segundo a assessoria da Caixa Econômica em Juiz de Fora, em 2006 foram assinados 69.485 contratos, já em 2007, 80.219. No ano passado, havia seis Instituições de Ensino Superior inscritas no programa, no segundo semestre. A Caixa, entretanto, não divulgou o número de inscritas em 2008.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.