Segunda-feira, 29 de setembro de 2008 atualizada ?s 18h

No primeiro dia de inscri?es para o Fies, o link da ficha de inscri??o, que s? pode ser acessada pela internet, est? fora do ar



Daniele Gruppi
Rep?rter

As inscri?es para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) come?aram no dia 29 de setembro e v?o at? o dia 19 de outubro. O candidato deve preencher a Ficha de Inscri??o dispon?vel em meio eletr?nico no endere?o do Fies no site da Caixa Econ?mica Federal, durante o per?odo de inscri?es. Neste primeiro dia de inscri?es, quem tentou acessar o link, deparou-se com um erro na p?gina, mesmo quem tentou pela p?gina de Ades?o das IES.

Ap?s o preenchimento da Ficha de Inscri??o, o interessado poder? imprimir o respectivo protocolo em duas vias e entreg?-lo ? institui??o de ensino superior em que estuda. A institui??o de ensino superior precisa atestar a confirma??o de inscri??o na via do protocolo que ser? devolvida ao candidato.

O programa do Minist?rio da Educa??o (MEC) ? destinado a financiar os estudos no Ensino Superior de alunos que n?o t?m condi?es de arcar integralmente com os custos da forma??o. Para candidatar-se ao FIES, os alunos devem estar regularmente matriculados em institui?es n?o gratuitas, cadastradas no Programa e com avalia??o positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

A concess?o dos benef?cios segue uma ordem de prioridades de gradua?es. S?o considerados cursos priorit?rios os de licenciaturas em qu?mica, f?sica, matem?tica, biologia, engenharia, medicina, geologia, e cursos superiores de tecnologia. Para os contratos firmados a partir do segundo semestre de 2006 a taxa de juros ? de 6,5% ao ano e exclusivamente para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos de tecnologia, a taxa de juros ? de 3,5% ao ano.

Segundo a assessoria da Caixa Econ?mica em Juiz de Fora, em 2006 foram assinados 69.485 contratos, j? em 2007, 80.219. No ano passado, havia seis Institui?es de Ensino Superior inscritas no programa, no segundo semestre. A Caixa, entretanto, n?o divulgou o n?mero de inscritas em 2008.