Segunda-feira, 29 de dezembro de 2008, atualizada ?s 16h23

UFJF contrata professores substitutos e visitantes. Inscri?es devem ser feitas nas respectivas unidades acad?micas


29/12/2008
Da Reda??o*
Madalena Fernandes
Revis?o

A Pr?-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) est? com inscri?es abertas para sele??o de professor substituto. Os interessados devem procurar as secretarias das respectivas unidades acad?micas, nas datas e hor?rios definidos nos editais.

Tamb?m est?o abertas as inscri?es para sele??o de professor visitante, em regime de 40 horas semanais, exceto no caso de Professor Visitante Estrangeiro, cujo regime de trabalho poder? ser o de Dedica??o Exclusiva, de acordo com o perfil acad?mico descrito e que atender? ? programa??o definida previamente pela Unidade.

O per?odo de inscri??o tem in?cio no dia 5 de janeiro de 2009, das 8h ?s 11h e das 14h ?s 16h, e encerra-se no dia 9 do mesmo m?s. As provas ser?o marcadas na secretaria da respectiva Unidade, no ato da inscri??o. Caso n?o haja candidatos inscritos, as inscri?es poder?o ser prorrogadas. A carga hor?ria varia entre 40 horas e 20 horas semanais.

Faculdade de Letras

Departamento de Letras

  • Conjunto de Disciplinas: L?ngua Portuguesa; Habilita??o exigida: Licenciatura em Letras; Carga Hor?ria: 40 horas semanais; Provas: Escrita, Did?tica, An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.
  • Conjunto de Disciplinas: Filologia; Habilita??o exigida: Gradua??o em Letras; Carga Hor?ria: 40 horas semanais; Provas: Escrita, Did?tica, An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas

  • Conjunto de Disciplinas: "Ingl?s B?sico II, Ingl?s I, Ingl?s II, Ingl?s III e L?ngua Inglesa de I a VIII"; Habilita??o exigida: Mestrado em Letras (Literatura ou Ling??stica); Carga Hor?ria: 40 horas semanais; Provas: Escrita, Did?tica, An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.
  • Conjunto de Disciplinas: Filologia/Latim; Habilita??o exigida: Gradua??o em Letras; Carga Hor?ria: 40 horas semanais; Provas: Escrita, Did?tica, An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.
Faculdade de Engenharia

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

  • Conjunto de Disciplinas: "Projeto de Arquitetura e Urbanismo VIII, Projeto Paisag?stico, Projeto Arquitet?nico, Fundamentos de Arquitetura, Fundamentos de Urbanismo"; Habilita??o exigida: (1) ter no m?nimo 03 anos de formado em Arquitetura e Urbanismo; (2)experi?ncia em projetos, (3)comprovante de experi?ncia profissional (obrigat?rio); (4)Portif?lio profissional (obrigat?rio), com 04 projetos desenvolvidos; Carga Hor?ria: 40 horas semanais; Provas: Escrita, An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.
  • Conjunto de Disciplinas: "Desenho Arquitet?nico I, Perspectiva para Arquitetura e Urbanismo, Geometria Descritiva I, Geometria Descritiva para Arquitetura e Urbanismo, Maquetes de Arquitetura e Urbanismo"; Habilita??o exigida: (1)ter no m?nimo 03 anos de formado em Arquitetura e Urbanismo; (2)experi?ncia em projetos, (3)comprovante de experi?ncia profissional (obrigat?rio); (4)Portf?lio profissional ( obrigat?rio), com 04 projetos desenvolvidos; Carga Hor?ria: 40 horas semanais; Provas: Pr?tica, An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.
Instituto de Ci?ncias Exatas

Departamento de Qu?mica

  • Conjunto de Disciplinas: "Qu?mica anal?tica IV e Qu?mica Anal?tica V"; Habilita??o exigida: Gradua??o em Qu?mica ou ?reas Afins e Mestrado em Qu?mica; Carga Hor?ria: 40 horas semanais; Provas: Did?tica, An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.
  • Faculdade de Medicina

    Departamento de Cl?nica M?dica

    • Conjunto de Disciplinas: "Introdu??o ? Pr?tica M?dica e Est?gio de Aplica??o em Medicina Comunit?ria Local"; Habilita??o exigida: Gradua??o em Medicina e Doutorado em ?rea de Sa?de; Carga Hor?ria: 20 horas semanais; Provas: An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.
    • Conjunto de Disciplinas: "Cl?nica M?dica Cir?rgica V, Est?gio de Aplica??o em Cl?nica M?dica"; Habilita??o exigida: Gradua??o em Medicina, Resid?ncia em Nefrologia reconhecida pelo MEC e T?tulo de Mestre; Carga Hor?ria: 40 horas semanais; Provas: An?lise de "Curriculum Vitae" e Entrevista.

    No ato da inscri??o o candidato dever? apresentar documento oficial de identidade e entregar o comprovante da habilita??o exigida (fotoc?pia autenticada ou com apresenta??o do original), declara??o pessoal de estar em dia com as obriga?es eleitorais e militares e o "Curriculum Vitae" em 03 (tr?s) vias, com os documentos comprobat?rios em ?nica via.

    As sele?es ser?o feitas por comiss?es designadas pelos Departamentos e ser? selecionado para indica??o e contrata??o tempor?ria de excepcional interesse p?blico, como Professor Substituto, por prazo certo e determinado, aquele que obtiver maior m?dia, n?o sendo considerados aqueles que obtiverem nota inferior a sete na prova Escrita ou Did?tica, quando houver.

    Poder?o ser contratados como Professor Substituto, os servidores da Administra??o direta ou indireta da Uni?o, bem como empregados ou servidores de suas subsidi?rias e controladas, desde que comprovada compatibilidade de hor?rio, excetuando-se ocupantes de cargo efetivo, integrantes da carreira de magist?rio de que trata a Lei n? 7596, de 10 de abril de 1987, e ainda, candidatos que j? tenham sido contratados, com fundamento na Lei 8.745, de 09 de dezembro de 1993, nos ?ltimos 24 (vinte e quatro) meses contados do t?rmino do contrato, em qualquer ?rea do territ?rio nacional.

    Professor Visitante - Departamento de Psicologia

    Programa de p?s-gradua??o - Psicologia

    • ?rea de Atua??o: Psicologia Social III e IV, Psicologia Social e Sa?de. O professor visitante dever? atuar na consolida??o do programa de P?s-gradua??o em Psicologia e exercer atividades de pesquisa e ensino no referido programa. Mais especificamente, o professor dever? lecionar disciplinas (sob forma de semin?rios avan?ados) e desenvolver pesquisas ligadas a ?rea de processos psicossociais e sa?de (uma das linhas de pesquisa do programa). Al?m das atividades acima descritas cabe ao professor a realiza??o de confer?ncias e minicursos p?blicos e publica??o de trabalhos em ?rg?os de divulga??o especializados.
    • Perfil Acad?mico: - Doutorado em Psicologia e ?reas Afins. Os candidatos dever?o ser portadores do t?tulo de Doutor, ter experi?ncia comprovada em pesquisa que tenha como objetivo as interfaces entre os processos psicossociais e a sa?de (incluindo constru??o de instrumentos psicol?gicos) e apresentar uma produ??o consistente na ?rea.

    Per?odo de inscri?es para professor visitante ? de 5 a 30 de janeiro de 2009, exceto ao s?bado, domingo e feriado. No ato da inscri??o, o candidato dever? apresentar o plano de trabalho proposto para 12 (doze) meses, o "curriculum vitae" em 03 (tr?s) vias, com os documentos comprobat?rios em via ?nica e, somente para os brasileiros natos e naturalizados, declara??o de estar em dia com as obriga?es Eleitorais e Militares.

    A sele??o basear-se-? no "curriculum vitae" e no plano de trabalho apresentados pelos candidatos e ser? realizada pela Comiss?o de M?rito Acad?mico, que atribuir? a cada candidato conceito entre 0 (zero) e 100 (cem), exigindo-se para aprova??o, no m?nimo, o conceito igual a 70 (setenta). Em sua avalia??o, a comiss?o considerar? manifesta?es da Coordena??o de Programa de P?s-Gradua??o, do Departamento e do Conselho da Unidade sobre a adequa??o do plano de trabalho proposto ? respectiva programa??o de atividades fixada para o per?odo. A indica??o da Comiss?o de M?rito Acad?mico recair? sobre o candidato que obtiver o melhor conceito e ser? homologado pelo Reitor.

    Outras informa?es:

    • Faculdade de Letras. Tel.: (32) 2102-3150
    • Faculdade de Medicina. Tel.: (32) 2102-3841
    • Faculdade de Engenharia. Tel.: (32) 2102-3402
    • Instituto de Ci?ncias Exatas. Tel.: (32) 2102-3302
    • Instituto de Ci?ncias Humanas. Tel.: (32) 2102-3102

    *Informa?es enviadas pela assessoria de imprensa da UFJF