Terça-feira, 24 de maio de 2011, atualizada às 15h

Publicitário juiz-forano concorre a concurso nacional de animação

Jorge Júnior
Repórter

O publicitário Yuri Romualdo d'Avila está concorrendo, com a animação Antes Água do que Nunca, ao Concurso Nacional de Animação para a Internet (CCBB), integrado ao 19º Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi. O evento tem o tema Água e será sediado no Rio de Janeiro entre os dias 15 e 24 de julho, e, em São Paulo, entre os dias 27 e 31 do mesmo mês.

O juiz-forano, que participa pela primeira vez de um concurso de animação, esclarece que resolveu fugir do óbvio na criação do vídeo. "Os outros participantes usaram imagens de torneiras e de donas de casa lavando roupa. Eu pensei na água como construção do mundo para diferenciar o meu trabalho", diz. As inspirações para criar o vídeo foram os problemas dos recursos hídricos da Terra.

Produção

Para criar o trabalho, d'Avila utilizou técnicas de modelagem em 3D e também efeitos especiais de edição. Segundo o publicitário, a produção não teve custos e foi realizada com os programas que o animador dispunha dentro de casa. A principal dificuldade, segundo o juiz-forano, foi o tempo. "Eu fiz a animação em três meses e acabei na data limite, mas o resultado final ainda não estava como eu queria. Como o prazo de entrega foi expandido para mais um mês, eu tive a oportunidade de aperfeiçoar e melhorar a produção final."

D'Avila garante que está apreensivo por ser a primeira vez que concorre, mas se sente preparado para a competição. "Divulguei o vídeo bastante e espero ficar entre os 15 finalistas."

Falta patrocínio

O criador afirma que, se tivesse patrocínio para a criação da animação, tudo seria mais fácil. "O trabalho fica limitado aos programas que nós temos em casa, além de ocupar muito tempo. Com o apoio, o trabalho seria bem menor."

O Concurso

O CCBB visa fomentar a realização de filmes de animação e o surgimento de novos roteiristas, animadores e diretores no Brasil, além de estimular o debate da sociedade em torno do tema a ser proposto aos competidores em cada edição. O objetivo do tema Água é o debate em torno do uso sustentável, do consumo consciente, do adequado tratamento de resíduos e da conservação dos recursos hídricos pela sociedade brasileira.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken