Quinta-feira, 18 de junho de 2009, atualizada às 15h19

Juiz de Fora terá Posto de Atendimento do Estágio Empresarial

Guilherme Arêas
Repórter

A partir da próxima segunda-feira, 22 de junho, estudantes de nível médio, técnico e superior poderão se cadastrar em programas de estágio de empresas de Juiz de Fora, através do Posto de Atendimento do Estágio Empresarial, uma iniciativa coordenada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Ferais (Fiemg), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Os estudantes podem fazer o cadastro no site da Fiemg ou na sede da instituição Regional Zona da Mata, na avenida Garcia Rodrigues Paes,12.395, bairro Industrial. A proposta é reunir as informações das empresas, instituições de ensino e estudantes em busca de uma vaga de estágio. "A equipe é formada por uma pessoa do setor administrativo, responsável pelo recrutamento e seleção, um agente de vendas, que visitará as empresas locais em busca de oportunidades de estágio, e um profissional, que visa  estabelecer os convênios com as instituições de ensino", explica o consultor do IEL, Bernardo Castro.

O consultor enfatiza que, após a inscrição no programa, os estudantes devem manter atualizados os dados cadastrais. A recomendação é que as atualizações sejam feitas semestralmente, para que os alunos tenham mais chance de encontrar uma vaga.

Com a inauguração do posto, Juiz de Fora será a primeira cidade do interior do Estado a receber o programa. Na visita às empresas, o agente de vendas vai conferir as instalações e verificar se a Lei do Estágio está sendo cumprida. "O supervisor do estágio tem que ser da área ou pelo menos ter experiência na área de atuação da vaga de estágio", complementa Bernardo.

A Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, trouxe alterações significativas para estudantes dos níveis médio, médio técnico e superior. A principal mudança foi em relação à carga horária. Para estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular, a carga horária não pode ser superior a seis horas por dia e a 30 horas semanais.

Lançamento

A cerimônia de lançamento do Posto de Atendimento do Estágio Empresarial ocorre nesta quinta-feira, 18, às 19h30, na sede da Femig. O jornalista Gilberto Dimenstein, membro do conselho editorial do jornal Folha de São Paulo e comentarista da rádio CBN, será o convidado da noite, com a palestra A Gestão do Conhecimento como diferencial competitivo.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes