Campeonato Ind?gena

Por



Indios "invadem" Juiz de Fora para jogar futebol Nove estados brasileiros, totalizando 22 etnias presentes na cidade para Campeonato Ind?gena, durante quatro dias

Renato Costa
*Colabora??o
18/01/2007

Em ?poca do Copa do Mundo, o Brasil inteiro se une. As diferen?as e rivalidades entre times do cora??o s?o deixadas de lado para torcer pelo pa?s. Observando essa tend?ncia, os povos ind?genas tamb?m buscam, atrav?s do esporte, uma maneira de unir as etnias espalhadas pelo Brasil.

Prova disso s?o os Jogos Ind?genas, que surgiram em 1994, no Mato Grosso. Segundo o coordenador do Comit? Intertribal (ITC), Marcos Terena (foto ao lado), a esp?cie de "olimp?adas ind?genas" tem como objetivo a celebra??o das etnias. "Como o esporte ? um fator de integra??o, resolvemos aproveit?-lo para congregar os povos ind?genas. No nosso futebol, o importante n?o ? competir, mas celebrar as nossas identidades", explica.

Um esfor?o de realizar essa integra??o entre os ?ndios e o homem branco ? a Ta?a de Futebol Ind?gena, que acontece em Juiz de Fora. Segundo o ?ndio Carlos Terena, mais do que o esporte em si, o ?ndio quer mostrar a sua identidade. "V?rias tribos de diferentes estado do pa?s vieram at? Juiz de Fora com o objetivo de celebrar seus valores e sua cultura junto com os habitantes daqui. E o futebol ? a melhor maneira para que as pessoas se aproximem", diz.

Na cerim?nia de abertura, o desfile das etnias mostrou que os ?ndios mat?m suas tradi?es e costumes, mas alguns h?bitos do homem branco j? est?o presentes em suas vidas: c?meras fotogr?ficas, filmadoras e celulares j? fazem parte dos primeiros habitantes do Brasil. A popula??o ind?gena, que j? foi de 5 milh?es e hoje soma pouco mais de 400 mil, tenta mostrar sua import?ncia na hist?ria e desenvolvimento do pa?s, para a sociedade que, por vezes, ? o seu maior problema.

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de Jornalismo da UFJF