Sábado, 14 de abril de 2012, atualizada às 18h

Margarida lança pré-candidatura, com proposta de campanha "mais robusta"

Clecius Campos
Subeditor
Foto de Margarida Salomão

A ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Margarida Salomão (PT), fez o pré-lançamento de sua candidatura à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) neste sábado, 14 de abril, em reunião do partido, ocorrida na sede do Sindicato dos Bancários. Em entrevista ao Portal ACESSA.com, ela afirma que sua campanha tende a ser "mais robusta" que a candidatura ao Executivo de 2008.

Segundo Margarida, a razão de acreditar em uma proposta mais forte parte do apoio mais intensificado das lideranças nacional e estadual do PT, ratificado pela presença do presidente nacional do partido, Rui Costa.

"A candidatura de 2008 era vista mais como uma marcação de posição política que uma hipótese competitiva. O PT nacional e o PT estadual ficaram surpresos com o resultado e, hoje, a candidatura é melhor compreendida. A presença dessas lideranças é um enunciado forte do destaque que está sendo dado a Juiz de Fora como uma prioridade nacional do partido. Juiz de Fora é entendida como uma cidade estratégica para as realizações que o governo federal vislumbra para todo o país."

De acordo com a pré-candidata, os apoios nas esferas nacional e estadual do partido serão o grande diferencial em 2012. A professora espera apoio político e de estrutura para a campanha pela vaga no Executivo municipal. "As estruturas e essas articulações tornarão a candidatura mais robusta. Teremos um patamar mais competitivo, uma proposta muito mais forte, mas expressando o mesmo espírito de 2008, com um convite à participação da sociedade e entusiasmo."

As articulações, no entanto, não serão resumidas às alianças verticais dentro do próprio partido. Estabelecer uma condição de diálogo com a base aliada do governo Dilma é um das intenções para a formação da chapa em 2012. "Há costuras, articulações e elucidações em curso, mas há também entendimentos avançados com outros partidos. A expectativa é de uma grande aliança em torno da candidatura do PT. Esperamos poder tornar essas alianças públicas nas próximas semanas." Por enquanto, o PCdoB é o único partido confirmado no apoio à Margarida. Lideranças locais e regionais interlocutoras do PT estiveram presentes no pré-lançamento da campanha.

ACESSA.com - Margarida lan?a pr?-candidatura, com proposta de campanha mais robusta