Com a sanção de duas leis, 14.484 e 14.485, Juiz de Fora inclui as artes marciais nesta quinta-feira (28) como atividade extracurricular nas escolas da Rede Pública Municipal da cidade, além de incluir no Calendário Oficial do Município a Semana Municipal de Incentivo à Prática de Artes Marciais. As novas legislações sancionadas pela Prefeitura foram aprovadas pela Câmara Municipal e têm o objetivo de garantir a difusão das artes marciais.

Com a Lei 14.484, a Câmara Municipal criou o Projeto Campeões do Futuro, que implementa as artes marciais como atividade extracurricular nas escolas públicas municipais. A proposta é que os alunos matriculados tenham a prática de esportes em uma ou mais modalidades. Para participar, a inscrição dos alunos estará condicionada à apresentação dos comprovantes de residência em Juiz de Fora; de matrícula escolar; de frequência escolar maior que 80%; e laudo médico comprovando aptidão para prática esportiva.

E, para complementar o incentivo, a Lei 14.845 criou a Semana Municipal de Incentivo à Prática de Artes Marciais para a difusão do esporte. Pela lei aprovada, a data poderá ser comemorada por meio de competições, demonstrações e apresentações em praças públicas, concursos entre os participantes das academias, estúdios, praças, escolas dentre outros locais, homenagens a professores e alunos, bem como qualquer outra atividade pertinente.

Os textos de lei são de autoria da vereadora Kátia Franco Protetora (REDE) e podem ser conferidos na íntegra, clique aqui.

ACESSA.com - Sancionada lei que permite arte marcial como atividade extracurricular no ensino municipal