Sexta-feira, 8 de março de 2019, atualizada às 8h19

UFJF recebe 2.600 calouros a partir desta segunda-feira 

Da redação

Mais de 2.600 novos alunos iniciam o período letivo nesta segunda-feira, 11 de março, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com o retorno das aulas, são mais de 22 mil alunos de graduação e de pós-graduação, com recepções aos calouros nos  campi de Governador Valadares e  Juiz de Fora.

Os calouros serão recebidos por integrantes da administração acadêmica com evento de apresentação à Universidade e atrações culturais ao ar livre nos dois campi, como acontece desde 2017.

No dia 12, calouros e veteranos estão convidados à recepção no campus sede, na Praça Cívica, das 17h às 19h. Além das boas-vindas dadas pelo reitor Marcus David e por representantes do Conselho Superior (Consu) da UFJF, haverá, também, a distribuição de uma cartilha sobre a Ouvidoria e sobre as principais dúvidas que os novos alunos têm sobre a Universidade. As Guerreiras de Clara serão as responsáveis pela apresentação cultural. O bloco homenageia a intérprete mineira Clara Nunes.

O campus avançado, por sua vez, terá acolhimento próprio no dia 18, também com boas-vindas do reitor e orientações acerca do funcionamento da instituição. A cerimônia está marcada para ter início às 10h.

O retorno às aulas também marca a volta do horário normal de funcionamento dos setores da Universidade, bem como a normalidade das linhas de ônibus que passam pelo campus sede.

Oportunidades

O início do semestre pode reservar boas surpresas para quem ainda nem se imagina dentro da UFJF em 2019. Os cronogramas de reclassificações do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) preveem divulgações de novos editais até o dia 23 de abril. As datas das matrículas presenciais podem sofrer alteração.

Os candidatos esperançosos pela aprovação podem se preparar, checando a relação de documentos necessários para a matrícula presencial. Também é importante entender o funcionamento das reclassificações, as quais ainda voltam a acontecer no segundo semestre letivo de 2019.

ACESSA.com - UFJF recebe 2.600 calouros a partir desta segunda-feira