Acervo de Gilberto e Cosette de Alencar chega ao MAM Dentro de 10 dias, a cole??o com mais de tr?s mil obras
estar? dispon?vel para pesquisas

Renata Cristina
Rep?rter
23/05/2007

Cerca de tr?s mil obras do acervo de Gilberto e Cosette de Alencar foram transferidas para o Centro de Estudos Liter?rios (CEL) do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAM). O material foi doado ? Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela fam?lia dos escritores.

"Neste primeiro momento, todo o acervo passar? pelo laborat?rio de restauro para uma higieniza??o", explica Leila Barbosa, pesquisadora e respons?vel pelo CEL. Dentro de 10 dias, a cole??o estar? dispon?vel para pesquisas, junto ao acervo de outros representantes das artes, como de Guima, Arthur Arcuri e do poeta Murilo Mendes.

Entre os itens da cole??o, podem ser encontrados manuscritos, originais datilografados de livros, revistas francesas do final do s?culo XIX e in?cio do XX, recortes de jornal com as cr?nicas de ambos os autores, correspond?ncias de intelectuais, tais como Murilo Mendes, Cec?lia Meireles, Rachel de Queiroz, Afonso Guimar?es e Carlos Drummond de Andrade e outros documentos que foram conservados pela fam?lia desde a morte da autora.

As visitas ao CEL podem ser agendadas pelo telefone: (32) 3229-7653, nos hor?rios de 10h ?s 12h e de 13h ?s 18h, de ter?a a sexta. ? poss?vel tamb?m marcar em outras datas e hor?rios, com anteced?ncia.