Segunda-feira, 18 de julho de 2016, atualizada às 17h06

Faculdade de Educação da UFJF abre 60 vagas para o mestrado e doutorado

Da redação
foto

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 60 vagas para o Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo até 45 para o mestrado e 15 para o doutorado acadêmicos para as turmas de 2017. O período de inscrições vai até o dia 20 de agosto e pode ser feita apenas no site do programa. As vagas são abertas a graduados de todas as áreas de conhecimento e que busquem aprofundar estudos e pesquisas com temática em processos educativos escolares e não escolares.

O programa se organiza a partir de uma grande área de concentração, Educação Brasileira: Gestão e Práticas Pedagógicas, dividida nas seguintes linhas de pesquisa:  Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional e Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores.  

A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 120, que deve ser paga até o dia 20 de agosto. Para pedir isenção, interessados devem fazer registro em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). No ato da prova escrita deverá portar documento que ateste seu pedido de inscrição no cadastro único.

Poderão se candidatar às vagas do mestrado todas as pessoas que tenham concluído curso de graduação em nível superior ou que venham a concluir até a data da matrícula, devendo apresentar diploma ou declaração da instituição de ensino, atestando que poderá concluí-lo até a data fixada para a realização da matrícula. Em caso de aprovação neste processo seletivo, o diploma de nível superior deverá ser entregue para que seja efetivada a matrícula.

No caso do doutorado, poderão se candidatar pessoas que tenham concluído o mestrado, em qualquer área de conhecimento, devendo apresentar diploma ou ata/declaração de conclusão. Em caso de aprovação neste processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá entregar o diploma de mestrado para que seja efetivada a matrícula. Em caso de ausência do documento comprobatório do nível anterior, no ato da matrícula, o(a) candidato(a) perderá o direito à vaga.

Processo seletivo

Na primeira fase haverá uma prova dissertativa, que acontecerá no dia 14 de setembro no prédio da Faculdade de Educação e terá duração de quatro horas. Para permanecer no processo o candidato deverá tirar nota igual ou superior a 70. O resultado sai um mês depois. A divulgação dos resultados dos recursos e resultado final da prova escrita será feita no dia 19 de outubro de 2016, na página e no mural do programa.

A segunda fase acontecerá entre os dias 24 a 31 de outubro e haverá análise e defesa dos anteprojetos, que terá caráter eliminatório e classificatório. Cada candidato(a) deverá participar de uma sessão fechada de defesa de seu projeto perante uma banca formada por professores das respectivas Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Os horários serão divulgados no dia 21 de outubro de 2016, após as 20h. O resultado final sai no dia 16.

Após a publicação dos resultados da segunda fase os candidatos aprovados nessa etapa deverão entregar os documentos comprobatórios do currículo Lattes, dando início à terceira etapa. A documentação deverá ser entregue encadernada, com páginas numeradas seguindo-se os campos previstos no Lattes. A entrega dos documentos poderá ser feita pessoalmente, na Secretaria do Programa, ou via SEDEX, entre os dias 10 e 11 de novembro.

Candidatos que tiverem deferidos recursos relativos à fase dois terão até o dia 17 para entregar sua documentação. A divulgação nominal do resultado desta fase se dará no dia 21, após as 20h. Os pedidos de recursos poderão ser feitos à coordenação do PPGE, nos dias 22 e 23. A divulgação dos recursos e resultado final da análise do currículo será dia 25, depois das 20h.

Por fim, na quarta fase, haverá o exame de proficiência em língua estrangeira; sendo exigida uma para o mestrado (inglês, francês ou espanhol)  e duas para o doutorado (inglês e/ou francês e/ou espanhol), com data a ser definida para o primeiro semestre de 2017.  Os pedidos de dispensa da mesma deverão ser feitos no ato da inscrição, apresentando comprovação de proficiência por meio de certificações internacionalmente reconhecidas, assim como declarações de aprovação em exames de língua estrangeira de processos seletivos em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Capes e de exames de proficiência oferecidos por Instituições Federais de Educação.

A lista dos candidatos selecionados será publicada nominalmente, no dia 25 de novembro de 2016, na página e no mural do PPGE, após as 20h. No dia 1 de dezembro será publicado o resultado final,  após prazo de recursos.

Com informações da UFJF

ACESSA.com - Faculdade de Educa??o da UFJF abre 60 vagas para o mestrado e doutorado