Dermatoscopia Nada de "neura" com pintas e manchas.
Conhe?a uma t?cnica que permite um diagn?stico preciso, sem dor


Renata Cristina
Rep?rter
19/06/2007

Surgiu aquela pintinha no rosto, bra?o, perna e voc? fica logo preocupada. Ser? que foi sol demais? Estou ficando com manchas de envelhecimento? H? algo de errado com a minha pele? Quando as d?vidas aparecem, ? hora de procurar o dermatologista. Mas e o medo da bi?psia ou de um resultado alarmante, como o c?ncer de pele?

Foi pensando nessa inseguran?a que a dermatoscopia surgiu. Este m?todo cl?nico ? capaz de rastrear les?es na pele com 97% de seguran?a. Ou seja: na maioria dos casos, voc? n?o precisa se submeter a uma pequena cirurgia. Al?m disso, tem um resultado imediato, em situa?es simples, e evita uma ansiedade desnecess?ria com a espera de um diagn?stico.

"H? casos que necessitam de uma an?lise mais apurada e demandam tempo, mas s?o exce?es", explica a m?dica dermatologista Ida Terezinha Pracchia Ribeiro (foto ao lado), especializada em Dermatoscopia e com treinamento no Departamento do Hospital do C?ncer em S?o Paulo.

Foto sardas e pintas nas costas de uma mulher A t?cnica ? muito utilizada para identificar les?es pigmentadas melanoc?ticas, respons?veis pelo c?ncer de pele melanoma. "Quanto antes ? feito o diagn?stico, maior a chance de cura", revela Ida, enfatizando a import?ncia da realiza??o do exame.

O melanoma ? uma mancha escura e irregular que pode ser cancer?gena ou n?o. Segundo a dermatologista, as pessoas devem ficar atentas a pintas que mudam de cor, apresentam sangramento ou coceira. "As marcas de nascen?a ou pintas cabeludas, em geral, n?o oferecem riscos. O grande problema ? a altera??o de cor ou textura", alerta.

O ?ltimo censo realizado pelo Instituto Nacional do C?ncer (INCA), em 2006, estima 116 mil casos novos para c?ncer de pele n?o-melanoma, sendo 55 mil ocorr?ncias em homens e 61 em mulheres. A incid?ncia ? menor em c?ncer de pele tipo melanoma com 2.710 para homens e 3.050 para mulheres.

Conhe?a a t?cnica
Foto sardas e pintas nas costas de uma mulher

O exame ? bem simples e utiliza uma c?mera digital de alta precis?o. Para casos menos detalhados, uma lente, o dermatosc?pio, ? suficiente para separar o "joio" do "trigo" com a ajuda de um gel. J? quando ? feito o mapeamento corporal, com a an?lise de todas as pintas e manchas, a fotografia ajuda na an?lise da pele lesionada, atrav?s do detalhamento digital feito no computador.

A dermatoscopia evita a retirada de pintas sadias e tem uma fun??o ainda mais importante: a identifica??o de um c?ncer de pele em seu primeiro est?gio de desenvolvimento. A evolu??o das pintas ano a ano tamb?m pode ser feita com o exame.

Assim como as mulheres realizam o preventivo ginecol?gico, Ida aconselha uma consulta ao dermatologista. "? necess?rio realizar o auto-exame da pele e observar o aparecimento de manchas", recomenda. De acordo com a m?dica, h? grupos de risco, como pessoas que possuem pele e cabelos claros, hist?rico de queimaduras solares, v?rias pintas e sardas no corpo, hist?rico de c?ncer na fam?lia e exposi??o freq?ente a subst?ncias radioativas.

Cuidados di?rios com a pele

No dia-a-dia, o uso do protetor solar ? fundamental. Para quem costuma se expor no hor?rio da manh? e no final da tarde, considerados os de menor risco, o protetor tamb?m ? obrigat?rio. "Os grandes vil?es s?o os raios solares do meio dia, considerados cancer?genos. No entanto, se a exposi??o ao sol acontece diariamente sem nenhuma prote??o, os riscos s?o os mesmos", esclarece.

Uma boa dica ? escolher o protetor apropriado para o seu tipo de pele. "Mesmo no inverno, estamos recebendo raios solares. Al?m disso, um ano de exposi??o ? luz el?trica equivale a tr?s dias de sol na praia", adverte. O uso de um hidratante pode retardar o envelhecimento precoce e deixar a derme sempre bonita.