Decoração: Conforto e beleza na cama

Por

Conforto e beleza na cama Um belo jogo de cama, de boa qualidade, complementa a decora??o de um quarto

S?lvia Zoche
Rep?rter
06/11/2006

Voc? usa o jogo de cama com len?ol, colcha ou edredon, travesseiros, almofadas e at? xales para complementar a decora??o de seu quarto?

Decorar o quarto com um belo quadro, cortinas ou persianas, lumin?ria, tapete, puff, almofadas ? uma forma de deix?-lo com seu estilo, de uma forma aconchegante... Desde que a arruma??o de sua cama tamb?m esteja de acordo. E isto n?o quer dizer somente um len?ol e colcha bem esticados.

A cama ? o m?vel principal deste ambiente e, portanto, o foco da aten??o. "A decora??o do quarto some se n?o existir harmonia como um todo", diz a artista pl?stica e decoradora Guilhermina Geara.

No mercado, h? uma vasta linha de produtos para compor um jogo de cama decorativo, capaz de deixar qualquer um com pena de deitar e desmanchar a arruma??o. Um exemplo ? o kit de len?ol, virol, fronhas, capa de travesseiro, capa de almofadas e um cobre-leito, tudo combinando.

"Cobre-leito ? uma esp?cie de edredon, s? que mais fino, para ser usado em dias n?o t?o frios, e que d? um caimento melhor que o edredon mais pesado", explica o gerente de uma loja de produtos de decora??o, Bruno Leandro. A dica ? esticar bem o len?ol, colocar o virol (outro tipo de len?ol que fica por cima), e depois o edredon. Dobre a parte do virol por cima do edredon. Com os travesseiros forrados, coloque um sobre o outro ou, ent?o, deixe-os recostados na cabeceira.

"Tem gente que gosta de tudo muito certinho, s?o mais perfeccionistas e preferem sobrepor as almofadas nos travesseiros. Outros fazem o estilo mais arrojado e espalha as almofadas pela cama", comenta a gerente de uma outra loja de decora??o e roupas de cama, Leila Cristina Lucas.

Os homens tamb?m s?o exigentes, gostam de escolher jogos de cama de boa qualidade, segundo Leila. "Eles sabem que n?o ? s? beleza. Eles sabem que para ter conforto ? preciso ter qualidade do toque do tecido". Ainda assim, para Leandro, eles ainda pedem mais opini?o que a mulher sobre o que levar, se estiverem sozinhos. "Ou v?m acompanhados da namorada, da esposa", diz.

Pra quem acha que s? os adultos gostam de escolher a roupa de cama, fique sabendo que a palavra final nos quartos com decora??o infantil realmente s?o dos "pequenos". "As crian?as participam e sabem o que querem", diz Leila. Bruno comenta que as estampas s?o de personagens de desenhos animados que est?o em voga. "Costuma a m?e vir sozinha comprar ficar em d?vida e ter que buscar a crian?a para decidir o que levar", conta.

Tecidos e cores

As cores v?o depender do gosto de cada um. "Pode ser usado, por exemplo, uma tapete e cortina mais b?sicos e ousar nas cores do jogo de cama. Ou uma uma colcha mais simples e trabalha mais a cortina, com bordados. Mas tudo em harmonia sempre", destaca Guilhermina.

Quem gosta de exclusividade, pode encomendar roupas de cama de acordo com o tamanho desejado, com o tecido escolhido, na cor que quiser, pedir algum tipo de bordado e outros detalhes que desejar. "Para a cliente, a sensa??o de exclusividade ? muito gostosa", diz Leila.

As possibilidades s?o muitas e variam de acordo com o estilo do cliente. O primeiro passo de Guilhermina ? entrevistar a pessoa e conhecer sua personalidade e parte para conhecer o ambiente e colocar o que foi pedido em pr?tica. "Ela pode querer mudar tudo e, ?s vezes, ela quer s? revitalizar o quarto", diz.

"Uma cliente escolheu um tecido com listras de v?rias cores para fazer a cortina e escolheu outros dois tecidos de uma das cores da listra para fazer o edredon e assim combinar", conta Leandro.

Para quem possui um edredon, ? poss?vel variar as cores com forros pr?prios, como se fosse o pr?prio len?ol, como indica Guilhermina.

Entre os tecidos mais procurados, existem o misto (50% poli?ster e 50% algod?o), o 100% algod?o, a malha e o percal de v?rios fios. A malha ? um tecido muito procurado, tanto nos len??is quanto nos edredons, por ser mais leve e confort?vel.

Quanto maior o n?mero de fios da malha e do percal, maior a sua nobreza e, por conseq??ncia, mais caro. Leila explica que acima de 180 fios, o toque se torna mais macio e evita o surgimento de "bolinhas", porque os fios n?o arrebentam.

A criatividade na hora de compor o ambiente conta bastante Para quem n?o possui esta habilidade t?o agu?ada, pode e deve pedir opini?o aos vendedores, arquitetos, decoradores e designers de interiores. Tudo pela composi??o e beleza de um quarto para um resultado aconchegante para os olhos e o restante do corpo.


ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do ACESSA.com.

Últimas Notícias