Trabalhos acad?micos sem dificuldade: Redação Acad?mica

Por

Trabalhos acad?micos sem dificuldade: Reda??o Acad?mica
Nícea Helena Nogueira 7/01/2016

Trabalhos acadêmicos sem dificuldade: Redação Acadêmica

Os dados coletados em uma pesquisa, assim como a sua respectiva análise, são apresentados no texto do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Por isso, esse texto deve ser elaborado com rigor científico, de forma clara e objetiva, para tornar a informação acessível a todo tipo de leitor. Para que isso aconteça, há, aqui, algumas dicas de Redação Acadêmica:

  • O texto deve ser sempre dividido em Introdução, Capítulos e Conclusão (ou Considerações Finais), não importa se for para um curso de graduação ou de pós (especialização, mestrado e doutorado).

  • Na Introdução, apresente a sua pesquisa, contextualize o seu tema e inclua, ainda, informações como justificativa, objetivos, problema e metodologia (os mesmos do projeto de pesquisa, porém atualizados com os devidos ajustes). Não se esqueça de fazer uma breve explicação da divisão dos Capítulos que se seguem para que o seu leitor saiba, desde o início, o que vai ler.

  • Divida a sua abordagem ao tema em, pelo menos, três Capítulos e que todos eles contenham subdivisões, que chamamos de seções, com subtítulos nominais (sem verbos). Quando mais subdividido for o texto, melhor distribuída ficará a informação. Claro, não exagere no número de seções. Você saberá criá-las com moderação.

  • A Conclusão apresenta os resultados da pesquisa. Se a sua pesquisa não tiver resultados objetivos e evidentes, opte por “Considerações Finais”, onde você poderá destacar as informações mais importantes e correlacioná-las.

Há, ainda, certos procedimentos que você deve observar quanto à redação do seu TCC:

  • Dê preferência às frases curtas, sempre verbais. Não omita verbos, eles garantem a objetividade e a clareza da informação.

  • Os parágrafos devem ser compostos por, no mínimo, três frases com ponto final. Evite parágrafos de uma frase apenas. Eles quebram o fluxo da leitura e deixam o seu texto como uma rua cheia de quebra molas, já que a leitura tem uma pequena pausa a cada parágrafo novo. Atenção: não faça parágrafos longos demais!!! Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Equilíbrio, sempre!

  • O texto deve ser coerente (fazer sentido) e coeso (formar um todo). Construa a sua argumentação em uma linguagem simples, mas competente e eficaz. Evite digressões (fuga do assunto).

  • Não utilize gírias, nem frases feitas. A linguagem de um TCC deve ser formal sem ser pedante. Precisa demonstrar, nas entrelinhas, a humildade intelectual do pesquisador.

  • Pontuação e acentuação devem ser rigorosamente observadas! O texto tem que estar dentro da norma culta da Língua Portuguesa. Consulte o dicionário sempre que surgirem dúvidas na ortografia e no significado das palavras. Há ótimos dicionários na Internet. Lembre-se: dicionário é o pai dos inteligentes, pois os burros não o usam.

  • Observe, também, a concordância e regência das palavras. É muito frequente esse tipo de erro. Leia seu texto em voz alta ou peça para outra pessoa ler para você. Isso ajuda a detectar o que não soa bem e, então, você mesmo localizará vários erros.

  • Expressões em língua estrangeira devem ser imediatamente traduzidas entre parênteses. O seu leitor não tem obrigação de ser bilíngue nem poliglota para ler o seu TCC. A tradução de citações em outro idioma deve vir em nota de rodapé na mesma página.

  • Apresente todas as suas fontes por meio das citações. Isso afasta qualquer acusação de plágio. As citações só aparecem nos Capítulos. Introdução e Conclusão não devem conter textos dos outros, apenas o seu!

  • Prefira sempre as citações indiretas. Use as diretas de vez em quando apenas, porque elas também quebram o fluxo da leitura e, em excesso, fazem com que seu TCC pareça uma colcha de retalhos dos outros!

  • Nícea Helena Nogueira é revisora de textos acadêmicos. Doutora em Letras pela UNESP-São José do Rio Preto, SP. Professora de Inglês e Literaturas de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da UFJF. Coordenadora Geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da UFJF. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi Professora Titular e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Diretora do Centro de Pesquisa na mesma Instituição. Lecionou, também, na Faculdade Suprema, na Unipac e na Faculdade de Direito do Instituto Vianna Júnior. Autora do livro Laurence Sterne e Machado de Assis: a tradição da sátira menipéia, entre outras publicações. Professora de Metodologia de Pesquisa desde 2000.