Uma escolha dif?cil para os estudantes Vestibulandos classificados em mais de uma institui??o
preferem a qualidade na hora de escolher seu curso

Thiago Werneck
*Colabora??o
10/07/2007

Prestar vestibular em tr?s universidades p?blicas e passar em todos. Um sonho para muitos e que pode render v?rias d?vidas para o estudante que concretiz?-lo. Como fazer a escolha certa? Qualidade, custo e dist?ncia de casa formam as principais bases para esses alunos que tiveram sucesso em mais de um vestibular.

O estudante, Jackson Miguel Monteiro de Barros (foto abaixo), viveu essa situa??o. Ele foi aprovado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A d?vida aumenta pela escolha de cursos diferentes de Engenharia de Minas, El?trica e Mec?nica, respectivamente.

Para Jackson, o leque de op?es rendeu discuss?o em casa. A viol?ncia no Rio de Janeiro e a maior dist?ncia de Belo Horizonte foram empecilhos levantados pelos pais para que ele n?o sa?sse da cidade. "Foi muito dif?cil a escolha, mas acabei optando pela UFJF porque sou muito apegado a minha fam?lia. Foi decis?o de ?ltima hora. Eles fizeram uma press?o e conseguiram me convencer a ficar em Juiz de Fora", conta Jackson.

L?pis Hoje, ele concilia a faculdade com um cursinho, para tentar provas do Instituto Tecnol?gico de Aeron?utica (ITA), e do Instituto Militar de Engenharia (IME). "Os cursos que quero tamb?m s?o no Rio, mas j? t?m local para morar dentro da institui??o e por isso ? outro papo. Aposto nesses dois cursos por causa da qualidade, mesmo j? faculdade aqui em Juiz de Fora, quero algo ainda melhor" , revela Jackson.

J? para o estudante de medicina, Iuri Tomaz Vasconcelos, a qualidade de vida e do curso foram essenciais para que ele optasse por Juiz de Fora ao inv?s do Rio de Janeiro. "Conhecia a qualidade do curso da UFJF e j? morava aqui h? tr?s anos. Gosto da cidade, que ? muita mais f?cil de se viver do que no Rio. Aqui tenho mais liberdade, al?m de ter um menor custo de vida", explica.

Iuri foi aprovado na UFJF e na Universidade Federal Fluminense (UFF) para o curso de medicina. Sua cidade natal Santa Rita de Minas fica a pouco mais de 300 km de Juiz de Fora. "H? tempos moro fora e acho fundamental optarmos pela qualidade. J? estava definido que era aqui em Juiz de Fora que eu iria estudar caso passasse no vestibular da UFJF", revela.

Na hora de escolher entre a faculdade particular e a federal, a estudante de economia Glaucia Possas da Motta, tamb?m n?o teve d?vidas. "Fiz na particular para garantir que n?o ficaria mais uma ano no cursinho. Mas queria mesmo era passar na UFJF. Passei nas duas e hoje, fa?o o curso na federal. Cheguei at? a pagar matr?cula antes de sair o resultado, mas a faculdade particular foi minha segunda op??o", conta a estudante.

L?pis A qualidade tamb?m ? apontada pelo professor Vin?cius Batalha (foto ao lado) como fator fundamental para escolha. "Sem d?vida essa deve ser a prioridade na hora optar por faculdades diferentes. Mas cada caso tem sua particularidade: pre?o, dist?ncia da fam?lia, op??o por determinado curso. N?o h? uma regra geral para a escolha dos alunos", destaca.

H? casos em que o estudante opta por particular porque ela ? a ?nica que oferece o curso de interesse. Em outros porque acredita que a qualidade de cursos da PUC e da Funda??o Get?lio Vargas (FGV), por exemplo, s?o superiores ao da federal. "? comum acontecer isso e mais dif?cil fica quando o aluno faz provas para mais de um curso. No final ele tem que optar pelo que mias gosta. Ele s? pode imaginar isso quando tenta conhecer melhor a futura profiss?o", conta Vin?cius.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF