Quinta-feira, 26 de janeiro de 2017, atualizada às 16h30

Marinha abre mais de mil vagas para aprendizes-marinheiros

Da redação

A Marinha do Brasil publicou edital de concurso para seleção de aprendizes para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) em 2017. As 1.240 vagas são distribuídas entre as áreas de Mecânica, Eletroeletrônica e Apoio; 248 vagas serão destinadas a cotistas negros.

O prazo para inscrições vai de 1º de fevereiro a 6 de março de 2017. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site oficial da Diretoria de Ensino da Marinha, ou presencialmente, nas Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL) especificadas no edital. A taxa de inscrição é de R$ 30.

Para participar, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado; não ser casado ou não constituir união estável; ter entre 18 e 22 anos de idade; ter concluído ensino médio; possuir bons antecedentes de conduta; não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com a condição militar; estar autorizado, pela respectiva força armada ou força auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia e do Corpo de Bombeiro Militar; estar em dias com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral. Outros requisitos estão listados no edital.

O processo seletivo consistirá em prova escrita (Matemática, Português, Física e Química) e eventos complementares, tais como: inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e curso de formação (composto de período de adaptação, verificação de documentos, verificação de dados biográficos, avaliação psicológica e curso de formação propriamente dito). As datas, horários e locais de prova poderão ser consultados a partir do dia 3 de abril de 2017 no site da Diretoria de Ensino da Marinha ou nas OREL (presencialmente ou por telefone). Os resultados das provas escritas serão divulgados pelos mesmos canais a partir do dia 20 de junho.

Os selecionados serão inscritos gratuitamente no Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa, que tem duração de 48 semanas letivas e será realizado em regime de internato nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros. Ao longo do curso, os aprendizes receberão alimentação, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, uniforme e remuneração condizente com a sua graduação.

O prazo de validade do concurso e aproveitamento de reservas vai até o dia 15 de fevereiro de 2018.

Com informações do Portal Concursos no Brasil

ACESSA.com - Marinha abre mais de mil vagas para aprendizes-marinheiros