CTU come?a a virar IFET Come?a a transforma??o do CTU em Institui??o Federal de Educa??o Tecnol?gica. Novo modelo amplia oferta de ensino

As informa?es abaixo foram enviadas pela assessoria de comunica??o da UFJF 20/01/2009

A transforma??o do Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Instituto Federal de Educa??o Tecnol?gica (IFET) come?a a se configurar. Novos servidores tomaram posse nesta segunda-feira, dia 19 de janeiro, destinados ? nova institui??o, e contratos para obras de insfraestrutura foram assinados no ?ltimo dia 16. A mudan?a afeta tamb?m o ensino, que amplia a oferta com cursos de gradua??o tecnol?gicos e de licenciatura, al?m de mais oportunidade para projetos de pesquisa e extens?o. O desvinculamento do CTU da UFJF ocorre gradualmente.

O CTU, com novo modelo pedag?gico, oferecer? aos estudantes, pelo menos, tr?s op?es de profissionaliza??o: fazer ao mesmo tempo o Ensino M?dio integrado ? forma??o profissional, ou somente o ensino t?cnico, ou se graduar nos cursos de Ensino Superior que a institui??o oferecer?.

Segundo o diretor do CTU, Paulo Rog?rio Ara?jo Guimar?es, os novos cursos ainda n?o est?o totalmente definidos, mas j? ? certa a oferta de licenciatura em ci?ncias da natureza, como F?sica, Qu?mica, Biologia, e gradua??o nas ?reas de tecnologia e engenharias. "Se tudo der certo, a previs?o ? de que as novas turmas comecem j? no segundo semestre de 2009", adianta.

Tamb?m est? autorizada a contrata??o de 18 servidores t?cnico-administrativos em educa??o, al?m de 21 concursos para docentes. No ?ltimo dia 19, 12 novos t?cnicos tomaram posse. Os servidores que j? est?o no CTU, no entanto, ter?o a op??o de permanecer vinculados ? Universidade ou formarem o quadro de pessoal do novo instituto.

O diretor comenta, ainda, sobre as mudan?as de infraestrutura: "iniciamos agora em janeiro a constru??o do novo centro administrativo e de conviv?ncia, que ir? abrigar tamb?m o refeit?rio e um anfiteatro com 230 lugares". O atual bloco administrativo passa para bloco de ensino.

Uma das caracter?sticas desse novo modelo ? a forte inser??o nas ?reas de pesquisa e extens?o, com ?nfase no desenvolvimento de solu?es t?cnicas e tecnol?gicas. Para Paulo Rog?rio, "essa nova modalidade de ensino ser? ben?fica n?o s? para a institui??o, mas para toda a comunidade, j? que aumenta as possibilidades e oportunidades para todos".

Mais mudan?as

De acordo com assessoria de comunica??o do MEC, a proposta do presidente da Rep?blica ? fazer de 2009 o melhor ano da educa??o. Ainda conforme o ?rg?o, as mudan?as promovidas no Ensino M?dio n?o se restringem ? educa??o profissional. Existe uma expectativa de que o Congresso Nacional aprove neste ano um conjunto de medidas que contemplem o ensino m?dio com transporte e merenda escolar, al?m de estender o programa Dinheiro Direto na Escola, j? existente no ensino fundamental. Al?m disso, a Bolsa Fam?lia para estudantes de 16 e 17 anos de baixa renda ser? mantida.

A lei que criou 38 institui?es federais de educa??o, ci?ncia e tecnologia, entre elas o CTU, foi sancionada pelo presidente Luiz In?cio Lula da Silva no dia 29 de dezembro de 2008.

Se voc? tamb?m quiser participar, enviando uma not?cia que registrou, cadastre-se no link SUA NOT?CIA e anexe as suas informa?es. Leie atentamente o regulamento