Juizforanas participam de Marcha Internacional Cerca de 70 mulheres da cidade integraram o movimento na capital mineira. O grupo prev? um ato tamb?m em Juiz de Fora


08/03/2007

Integrantes do movimento feminista Maria Maria, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participaram da Marcha Internacional de Mulheres, nesta quinta, dia 08, em Belo Horizonte. O grupo universit?rio desenvolve a?es voltadas para a mulher, promovendo encontros em prol da consci?ncia feminista, al?m de um fanzine que discute a quest?o de g?nero na sociedade p?s-moderna.

Cerca de 70 estudantes universit?rias sa?ram de Juiz de Fora para integrar o movimento na capital mineira, que reuniu aproximadamente duas mil pessoas. A concentra??o come?ou na Pra?a da Esta??o e seguiu pelo centro, at? chegar a Pra?a da Liberdade. "Viemos para dizer "n?o" ao capitalismo, a viol?ncia f?sica e psicol?gica enfrentada pelas mulheres dentro de casa, no trabalho e diferentes cen?rios sociais", esclarece a integrante do Maria Maria, Ana Cristina Pimentel, estudante do 8? per?odo de medicina da UFJF.

A previs?o do grupo ? que um ato aconte?a tamb?m em Juiz de Fora para marcar as festividades do Dia Internacional da Mulher. "? prov?vel que aconte?a no ?ltimo s?bado de mar?o", aponta Ana Cristina.

A Marcha Mundial das Mulheres ? uma a??o do movimento feminista internacional de luta contra a pobreza e a viol?ncia dos sexos. Sua primeira edi??o aconteceu em 2000, reunindo 159 pa?ses e territ?rios. No Brasil, a Marcha Mundial das Mulheres envolve diversos setores, como o movimento aut?nomo de mulheres, movimento popular e sindical, rural e urbano.