Bolsas de vevão

Por

Segunda-feira, 08 de outubro de 2007, atualizada ?s 12h23

Inscri?es abertas para bolsas de inicia??o cient?fica destinadas a estudantes das ?reas de Ci?ncias Exatas, Biol?gicas e Engenharias


Renata Solano
*Colabora??o

Estudantes de gradua??o das ?reas de Ci?ncias Exatas, Biol?gicas e Engenharias podem se inscrever at? dia 05 de novembro para conseguir uma bolsa de ver?o de inicia??o cient?fica no Laborat?rio Nacional de Luz S?ncrotron (LNLS), em Campinas.

Os projetos de pesquisa v?o ser desenvolvidos em uma das seguintes ?reas: Aplica?es de luz s?ncrotron; Ci?ncia dos materiais (com ?nfase em nanoci?ncia e nanotecnologia); Biologia molecular e estrutural; F?sica e engenharia de aceleradores; e Instrumenta??o cient?fica.

Os candidatos devem se inscrever pelo site da institui??o de pesquisa. No ato da inscri??o devem ser anexados curr?culo e hist?rico escolar do aluno. Al?m do mais, devem ser enviadas para o e-mail do laborat?rio duas cartas de recomenda??o escritas por professores, al?m de carta pessoal explicando porque gostaria de participar da sele??o.

S?o cerca de 15 vagas. O programa acontece entre os meses de fevereiro e mar?o, onde os selecionados participam de projetos nas ?reas de ci?ncia de materiais, biologia estrutural e molecular, f?sica e engenharia de aceleradores e instrumenta??o cient?fica.

Segundo a assessoria de imprensa do laborat?rio, este ? o ?nico centro de pesquisa do g?nero em todo o pa?s. Al?m do mais, o aluno selecionado recebe passagem, alimenta??o e hospedagem durante o per?odo da bolsa.

Quem pode se candidatar

Estudantes de ensino superior do Brasil, da ?frica do Sul, Austr?lia e dos pa?ses da Am?rica Latina e do Caribe.

O candidato deve ter feito, no m?nimo, quatro semestres do curso (ou o equivalente) at? o in?cio do programa. N?o v?o ser aceitas inscri?es de alunos matriculados no ?ltimo semestre do curso nem de formados ou p?s-graduandos.

Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF