Sexta-feira, 06 de julho de 2007, atualizada ?s 15h18

JF sedia encontro que discute a AIDS na Regi?o Sudeste. Medicamentos gen?ricos para tratamento da doen?a chegam em setembro


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Come?a, nesta sexta-feira, 6 de julho, a terceira edi??o do Encontro Regional ONGs AIDS, o ERONG Sudeste.

O evento, organizado pelo Movimento Gay de Minas (MGM), re?ne 250 Organiza?es N?o-Governamentais de toda a Regi?o Sudeste.

O objetivo do encontro, segundo o assessor de projetos estrat?gicos do MGM, Michel Brucce, ? definir objetivos que formam as diretrizes para o trabalho de preven??o da AIDS. "As propostas e diretrizes debatidas nesse evento ser?o levadas para o encontro nacional que acontece em Goi?nia, em novembro, o ENONG", adianta Michel.

Ainda para o assessor, embora o Governo Federal traga a discuss?o da preven??o para toda a sociedade, muitas pessoas ainda t?m a vis?o preconceituosa de associar a AIDS aos homossexuais e prostitutas.

O encontro acontece at? domingo, dia 8, num hotel no Centro de Juiz de Fora. Al?m das ONGs, participam das discuss?es, institui?es que trabalham com pol?ticas p?blicas ligadas ao combate a AIDS e cerca de 50 ouvintes.

Mais uma vit?ria
Os pacientes que recebem tratamento anti-AIDS pelo Sistema ?nico de Sa?de, SUS, ter?o medicamentos gen?ricos entre os rem?dios que fazem parte do coquetel. Juiz de Fora vai receber, em setembro, a vers?o gen?rica do Efavirens, o anti-retroviral importado mais usado no tratamento da AIDS no pa?s. O primeiro lote comprado pelo Governo Federal, com nove toneladas do medicamento, chegou ao Brasil no in?cio da semana.

A vers?o gen?rica do medicamento foi comprada de um laborat?rio da ?ndia, que j? recebeu a encomenda de mais quatro lotes do governo brasileiro. At? janeiro de 2008, o Brasil vai importar mais quatro lotes de outra empresa, tamb?m indiana. Com essa mudan?a, o Minist?rio da Sa?de vai economizar cerca de R$ 60 milh?es no tratamento de soropositivos tratados pelo SUS.

Na ?ltima quarta-feira, 4 de julho, o Governo Federal assinou um acordo que reduziu em 29,5% o pre?o de um outro anti-retroviral: o Lopinavir/ritonavir, conhecido como Kaletra. O medicamento ? o segundo anti-retroviral importado mais consumido no pa?s. Dezessete rem?dios fazem parte do coquetel anti-AIDS; nove deles s?o importados.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Sa?de, cerca de 790 pacientes realizam o tratamento anti-AIDS no SUS de Juiz de Fora.


*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF