Violência contra a mulher

Por

Ter?a-feira, 04 de dezembro de 2007, atualizada ?s 17h22

N?mero de ocorr?ncias de viol?ncia contra a mulher cai em Juiz de Fora


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo a delegada da Delegacia de Repress?o a Crimes contra a Mulher, S?nia Parma, o n?mero de registros de viol?ncia contra mulheres caiu 25% de janeiro a outubro deste ano em rela??o ao mesmo per?odo de 2006, em Juiz de Fora. Segundo a delegada, em 2006 foram registradas 6.280 ocorr?ncias e, em 2007, foram 4.800.

A delegada acha que essa queda aconteceu por causa do aumento da consci?ncia de direitos. Para ela, a Lei Maria da Penha ainda ? muito nova e ? dif?cil avaliar se esta queda foi influenciada pela aprova??o da Lei. "? o primeiro ano da Lei 11.340 e n?o temos como mensurar se ela ? positiva ou negativa. Ela prev?, entre outras coisas, a pris?o do autor do crime e nas rela?es de afeto e familiar ? complicado denunciar".

A Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, foi aprovada em 07 de agosto de 2006 para coibir a viol?ncia dom?stica e familiar contra a mulher.

Campanha de ativismo

A Casa Abrigo Viva Mulher e o Centro de Refer?ncia da Assist?ncia Social (CRAS) de Juiz de Fora desenvolvem, nesta quinta-feira, dia 06 de dezembro, e na sexta-feira, dia 07, atividades especiais dentro da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Viol?ncia contra as Mulheres. Na quinta-feira, ser? realizado um ato p?blico no bairro Manoel Hon?rio em manifesta??o ? morte de mais uma juizforana v?tima da viol?ncia dom?stica na cidade, e, na sexta-feira, haver? uma palestra no CRAS Leste.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Viol?ncia contra as Mulheres, que acontece em mais de 135 pa?ses e conta com o apoio da Organiza??o das Na?es Unidas (ONU), tem o objetivo de alertar a popula??o sobre a viol?ncia dom?stica sofrida por mulheres. A campanha acontece at? a pr?xima segunda-feira, dia 10, com o tema "Exija seus direitos! Est? na Lei. Lei Maria da Penha" com a proposta de discutir o papel da sociedade na aplica??o e implementa??o da Lei Maria da Penha.