Trabalho volunt?rio leva ensinamentos sobre o Espiritismo Nara Coelho ? escritora e conferencista. Ela participa de v?rias obras sociais, sempre levantando a bandeira do espiritismo ?s pessoas

Daniele Gruppi
Rep?rter
25/06/2008

Nara Coelho, 58 anos, nasceu em lar esp?rita e desde menina se envolve com atividades volunt?rias. Ela ? bacharel em Direito, artista pl?stica, articulista, escritora e conferencista. Seu objetivo ? levar os ensinamentos esp?ritas para as pessoas.

H? quatro anos se tornou diretora de comunica??o social da Alian?a Municipal Esp?rita de Juiz de Fora. Como um dos projetos na gest?o, ela promoveu em 2008, pela terceira vez, o Forum Esp?rita.

"Trata-se de um evento aberto e gratuito para a comunidade. As pessoas t?m curiosidade para conhecer o espiritismo, mas, ?s vezes, t?m medo. Procuramos levar para fora dos centros as informa?es".

Nara tamb?m est? ? frente de "O M?dium", revista em circula??o h? 76 anos. Ela assina uma outra publica??o, o livro "Enquanto h? luz". "Durante nove anos escrevi para um jornal, falando sobre espiritismo. J? tinha 400 artigos prontos. Resolvi reunir 54 no livro. Ela afirma que j? possui material para lan?ar outras publica?es.

? autora ainda de dois livros infantis, um aborda a P?scoa e o outro, o Natal. "Esses j? est?o esgotados. A renda ? sempre revertida para ajudar as pessoas", diz. No seu curr?culo, h? a participa??o durante cinco anos em um extinto programa de televis?o, que tratava tamb?m da Doutrina de Kardec.

Foto das publica?es de Nara Para ela, espiritismo ? ci?ncia, filosofia e religi?o. "Ci?ncia porque estuda e desvenda as leis espirituais. Traz nova vis?o filos?fica da vida e fundamenta??o para a religi?o de Jesus, a qual nos sustentamos", explica.

A advogada diz que o esp?rita tem a consci?ncia da import?ncia de ajudar as pessoas. "Kardec tem a seguinte frase: sem a caridade n?o tem salva??o. A caridade ? um trabalho que instrui. As pessoas precisam umas das outras. Essa ? a tradu??o das palavras de Jesus: Ame uns aos outros".

Nara ainda encontra tempo para as atividades da Casa Esp?rita, onde frequ?nta e pertence, e para o trabalho volunt?rio na Funda??o Ricardo Moys?s J?nior. "J? tem onze anos que sou volunt?ria. Antes, atuava no hospital, mas ? uma atividade muito dif?cil, pesada. Envolvemo-nos com as fam?lias e sofremos com elas. Tirei uma licen?a e, agora, fa?o artesanatos". As pe?as confeccionadas s?o vendidas em Juiz de Fora e no Rio de Janeiro. "O retorno ? a alegria pessoal. Sinto-me bem", comenta.

Nara ? casada. T?m tr?s filhos e dois netos. Ela garante que todos se envolvem pela causa social. "O espiritismo ? f? iluminada pela raz?o e a raz?o iluminada pela f?. Acredito que a reencarna??o ? a chave para uma vida equilibrada. Se n?o fosse atrav?s dela, como entenderia as diferen?as socias, por exemplo?"

Projeto ousado

Nara proferindo algumas palavras Na comemora??o dos 150 anos de lan?amento de "O livro dos Esp?ritos", em abril de 2007, v?rias comemora?es aconteceram pelo Brasil. Em Juiz de Fora, Nara n?o deixou a data passar em branco.

"Pensei em fazer algo diferente. Quando passava pela rua Engenheiro Gentil Forn para ir a minha casa, ficava pensando que o local precisava de ?rvores. Consegui autoriza??o na Prefeitura e plantei 150 ip?s".

Entretanto, s? fazer o plantio sem ter os cuidados necess?rios para a planta crescer n?o basta. "Tivemos um grande per?odo de seca, por isso, enchia garrafas pets de ?gua e ia no local regar quase todos os dias", conta. Por ato de vandalismo teve que plantar v?rias mudas novamente. Desafios que n?o impediram Nara de ver os ip?s se desenvolvendo. "J? est?o com mais de 1,80", vibra.


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com