Por

Tupi intensifica treinamentos f?sicos Preocupa??o maior ? com a chegada de novos atletas

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
06/06/2007

Com o elenco ainda em forma??o, a equipe do Tupi tem intensificado a parte f?sica nos treinamentos durante essa semana. Sob o comando do preparador f?sico Marcelo Matta e do fisiologista Jeferson Viana, os jogadores v?m readquirindo condicionamento f?sico para que na estr?ia contra o Am?rica, pela s?rie C do Brasileiro, o Galo carij? possa voar alto em campo.

Com um per?odo menor de prepara??o em rela??o aos advers?rios de seu grupo (Am?rica, Guarani e Jaguar?) a parte f?sica dos atletas, na realidade, n?o preocupa tanto a comiss?o t?cnica e sim o in?cio dos treinamentos com bola. Segundo J?ferson Vianna, respons?vel pelas planilhas de treinamento, os jogadores que j? se apresentaram chegaram em boa forma f?sica.

"O tempo ? curto. Geralmente as pr? temporadas s?o assim. Mas o que mais preocupa ? a chegada de novos jogadores para os treinamentos da parte t?cnica e t?tica. Os jogadores j? chegaram com uma boa condi??o f?sica, o que temos que fazer nesse momento ? aperfei?oar o treinamento de velocidade e for?a com eles", diz o fisiologista.

O preparador f?sico Marcelo Matta que j? esteve ? frente do clube, na prepara??o f?sica, no M?dulo II do ano passado, acredita que o fato dos jogadores j? presentes em Santa Terezinha estarem com um bom condicionamento facilita todo o processo.

"O tempo ideal para voc? preparar uma equipe ? de seis a sete semanas. Isso quando voc? encontra um grupo que est? abaixo do n?vel de aptid?o para jogar. Com a apresenta??o desses atletas em forma, agiliza todo o processo".

Se na parte f?sica, a equipe evolui, dentro de campo, o treinador Z? Luis aguarda a chegada de mais atletas para iniciar os treinamentos com bola. Para o atacante Allan a proximidade da competi??o preocupa, por?m ele se mostra confiante. "Mesmo com esse pouco tempo que o Tupi tem para treinar, acredito que o clube vai fazer uma boa partida na sua estr?ia", diz.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora