Quinta-feira, 20 de julho de 2017, atualizada às 8h

Aeronáutica abre 288 vagas para sargento

Da redação

O Comando da Aeronáutica abriu edital de concurso público para o preenchimento de 288 vagas, no exame de admissão ao curso de formação de sargentos, para o segundo semestre de 2018 (EA CFS 2/2018). Poderão participar do concurso candidatos que tenham nível médio completo e atendam aos outros requisitos do edital.

Do total de vagas oferecidas, 23 são para Aeronavegantes, nas especialidades de Comunicações e Foto Inteligência; 137 para não-Aeronavegantes nas especialidades de Guarda e Segurança, Eletricidade e Instrumentos, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Cartografia, Desenho, Estrutura e Pintura, Eletromecânica, Metalurgia e Bombeiro e 128 vagas para a área de Controle de Tráfego Aéreo (BCT). A especialidade de Guarda e Segurança será apenas para candidatos do sexo masculino, ficando as demais áreas abertas para ambos os sexos.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá/SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado. Durante o curso, o aluno estará sujeito ao regime da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. Após a formação no curso e promoção à graduação de terceiro-sargento, a remuneração passa a ser de R$ 3.584.

As inscrições deverão ser realizadas a partir do dia 21 de julho às 15h do dia 14 de agosto de 2017, pelo site. A taxa é de R$ 60.

O concurso será constituído de provas escritas com questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico (concentração intermediária) e validação documental (concentração final).

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 29 de outubro de 2017, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Os gabaritos preliminares sairão no dia 30 de outubro de 2017, no site.

Os resultados obtidos pelos candidatos em todas as etapas deste Exame somente terão validade para a matrícula no CFS 2/2018. Já o prazo de validade do EA CFS 2/2018 expirar-se-á oito dias corridos, a contar da data subsequente à realização da concentração final.