Quinta-feira, 25 de março de 2010, atualizada às 11h30

Ituiutaba vence a Caldense e tira as chances de classificação do adversário. Os oito para a próxima fase do Mineiro estão fechados

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Em jogo que deveria ter sido realizado em fevereiro, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, o Ituiutaba venceu a Caldense por 1 a 0, na última quarta-feira, 24 de março. Com o resultado, o tricolor da Fazendinha eliminou as chances de classificação da Veterana e aumentou as suas possibilidades de não ser rebaixado. Na última rodada do Mineiro, quando todos os jogos serão realizados no domingo, 28, às 16h, o Ituiutaba pega o Atlético e a Caldense enfrenta o América de Teófilo Otoni.

Esta foi a primeira vitória da equipe na competição. O herói da Fazendinha foi Peri, que marcou o gol aos 19 minutos do segundo tempo. Na rabeira da tabela, Uberlândia e Ituiutaba possuem cinco pontos, dois a menos que a Caldense e o América de Teófilo Otoni. Para fugir do rebaixamento, o tricolor da Fazendinha deve torcer para um tropeço do Uberlândia, que enfrenta o Tupi, e fazer o dever de casa contra o Galo.

Oito definidos e Tupi em quinto

Os oito classificados para o Módulo II da competição estão definidos. Em primeiro lugar isolado está o Cruzeiro, que conseguiu 24 pontos dos 30 possíveis até agora. Com 20, estão Ipatinga e Democrata. O empate em 2 a 2 entre América de Teófilo Otoni e Atlético, nos 25 minutos da partida realizada também na quarta, garantiu um ponto para as equipes. Com o resultado desta partida, o Atlético pulou para o quarto lugar, com 19 pontos, e o Tupi foi para o quinto colocado, com 18. Em sexto na tabela, o Uberaba possui 15 pontos, seguido pelo Villa Nova, com 14, e pelo América, com 12.

Em confrontos diretos na rodada decisiva, o Uberaba enfrenta o América. Caso o Coelho vença, pode não pegar o Cruzeiro no primeiro jogo do mata-mata. Também interessado no resultado deste jogo está o Villa Nova, que, se vencer o Ipatinga, evita o Celeste. Se o Tupi vencer e os melhores colocados perderem, o Carijó pode se classificar até em segundo colocado e usar da vantagem que o G4 possui: mando de campo e vantagem de resultados iguais.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes