O tormento dos p?los encravados

Por

O tormento dos p?los encravados Peles morenas s?o mais propensas a terem p?los encravados
ap?s depila?es convencionais

S?lvia Zoche
Rep?rter
08/08/2006
Clique no ?cone ao lado e assista ao v?deo em que a dermatologista Cristina Mansur fala o que ? o p?lo encravado e qual a melhor forma de evit?-lo


Uma pele lisinha, hidratada, macia, sem marcas ? o desejo n?o s? de mulheres como a de homens tamb?m. E um dos tormentos que v?o contra estas caracter?sticas citadas s?o os temidos p?los encravados, que d?o o ar da (des)gra?a depois que come?am a crescer.

Logo que se depila, seja com gilete ou cera, a pele lisa ? um col?rio para os olhos e para as m?os. ? isso mesmo! Logo depois da depila??o, ? quase instant?neo averig?ar se a pele ficou livre dos p?los, mesmo sabendo que, mais dia ou menos dia, eles voltar?o - isso vale para as pernas, virilha, rosto, peitoral, bra?os e at? nuca.

A jovem Ana Caroline Fontoura conta que j? sofreu por muito tempo com depila?es. Por ter p?los grossos e em grande quantidade na virilha e pernas, ela j? tentou os m?todos da c?ra quente e c?ra fria, mas o resultado n?o foi nada satisfat?rio. "Sempre tive muito p?lo. Comecei a tomar anticoncepcional e diminu?ram. A? criei coragem para depilar". O primeiro m?todo foi a cera quente que, al?m de inflamarem, irritaram a pele. A segunda tentativa foi a cera fria. "Tamb?m n?o deu certo. A pele ficou cheia de pontinhos vermelhos". Tentou tamb?m a gilete. "A minha pele parecia que estava toda arranhada".

A tentativa de encontrar uma solu??o levou Ana Caroline a uma dermatologista. "Ela me indicou usar creme depilat?rio e ? o que funciona e n?o irrita minha pele. Uso semanalmente ou de 15 em 15 dias", conta.

Conselhos de m?dica
Quando a depila??o ? mais profunda, como os m?todos com a cera, o p?lo encrava, porque a gl?ndula seb?cea pr?xima ao p?lo entope. Ao cort?-los com a gilete, a indica??o ? n?o passar com for?a e nem no sentido contr?rio ao crescimento do p?lo e sim deixar rente ? pele. "Quando se for?a muito, tamb?m se fere a pele", diz a dermatologista Cristina Mansur (foto ao lado). A forma mais indicada para n?o encravar ? a depila??o definitiva. A dermatologista afirma que a t?cnica a inte??o ? baratear seu custo, para que mais pessoas sejam beneficiadas. "Atualmente, pessoas com foliculite grave e que n?o t?m condi?es de pagar, s?o atendidas aqui na cl?nica pelo SUS", garante.

Ela frisa que a esta depila??o n?o ? concorrente da cera. "S?o tratamentos complementares. Chega um momento na depila??o a laser que os p?los come?am a afinar e indicamos que o paciente fa?a a depila??o com cera, porque o laser n?o atinge os p?los finos", explica.

Para quem ainda n?o pode se submeter - financeiramente - ? t?cnica definitiva, alguns conselhos da m?dica s?o usar um sabonete hidratante ao submeter a pele ? gilete e passar um creme com vitamina A e D no corpo depois, mas que seja oil free, ou seja, livre de ?leo, no corpo e lo??o calmante na face. "Isso ajuda a cicatrizar a pele".

Mas n?o s?o todas as peles que t?m problemas com as depila?es convencionais. As mais propensas s?o as morenas. A virilha ? um local onde as inflama?es ocorrem com maior freq??ncia, por possuir muitas gl?ndulas. Os p?los do rosto, no homem, como s?o profundos, podem infeccionar e causar a foliculite de barba - inflama??o dos fol?culos. Por isso militares e banc?rios, profissionais que precisam estar em dia com a barba, procuram a depila??o a laser.

Nas mulheres, a roupa apertada e a menstrua??o s?o fatores que colaboram para que os p?los fiquem presos. "A menstrua??o aumenta a secre??o da gl?ndula ao lado do p?lo e encrava". ? indicado usar roupas mais largas e arejadas e calcinhas sem el?stico. Nas axilas, a recomenda??o ? usar desodorante l?quido e deixar de lado os roll-on e em creme.

H? tamb?m os casos de p?los que encravam quando o corte de cabelo ? feito na nuca, principalmente quando o mesmo poro possui dois ou tr?s p?los. ? a chamada foliculite queloideana da nuca. Normalmente, homens que apresentam este tipo de infla??o, tamb?m possuem problemas com a barba e vice-versa.

Em casos mais graves, ? sempre bom procurar a ajuda de um m?dico. Primeiro, o dermatalogista vai afastar a causa do p?lo encravado. "?s vezes, a pessoa precisa tomar antibi?tico oral e localizado", diz a m?dica. E nada de tentar retirar o p?lo encravado por conta pr?pria, porque a situa??o pode piorar.

Outro tipo de foliculite ? a periporite supurativa, que acontece pela reten??o de suor ou porque o poro ? mais grosso na sa?da do p?lo. Neste caso, a recomenda??o ? usar um creme hidratante com ?cido salic?lico fraco, a 2%.

Se voc? ? adepta do m?todo de depilar com gilete, mas sempre ouviu falar que os p?los engrossam, Cristina Mansur desmistifica. Ela explica que o p?lo com a gilete ? cortado reto e quando cresce parece que est? grosso, mas n?o ? verdade. Para quem usa creme depilat?rio, e n?o tem alergia aos componentes, acontece a mesma coisa, porque o p?lo ? cortado rente ? pele. Mas ? verdade que os p?los retirados com a cera, aos poucos, v?o afinando. "Porque esta depila??o retira um pouco das c?lulas da matriz do p?lo. Um local f?cil de perceber isto ? na sobrancelha".

Procure colocar em pr?tica estas dicas e sinta a pele lisa por mais tempo, deixando os p?los livres para nascerem ou at? mesmo nem existirem mais.