Castrar é a solu??o

Por

Castrar pode ser a solu??o
Ao contr?rio do que se pensa, a castra??o traz al?vio
para os animais e seus propriet?rios

Marinella Souza
*Colabora??o
14/04/2008

A castra??o dos animais de estima??o sempre foi uma quest?o pol?mica. Os donos dos animaizinhos t?m medo e alegam que castr?-los ? ir contra a natureza do animal. Mas a veterin?ria K?tia Mafra garante que, nas novas condi?es a que c?es e gatos est?o submetidos, a castra??o ? o ideal para evitar as situa?es de estresse.

"Os animais confinados n?o t?m as mesmas condi?es daqueles de vida livre: as f?meas n?o podem cruzar em todos os cios, os machos, por sua vez, n?o podem copular toda vez que s?o excitados pelo odor de uma f?mea no cio e isso acaba levando-os a uma situa??o de estresse. N?s submetemos os animais a muitas coisas que n?o lhe s?o naturais, n?s os alimentamos com ra??o, os colocamos para dormir em caminhas. Nada disso ? natural, nem por isso, faz mal aos bichos".

K?tia garante que a esteriliza??o traz v?rios benef?cios para machos e f?meas de v?rias esp?cies. Nas cadelas, a cirurgia prematura reduz a incid?ncia de tumores de mama e previne a piometra, que ? um problema uterino em cadelas idosas.

Al?m disso, elas n?o apresentam os problemas gestacionais depois de cada cio. "Muitas pessoas confundem esses sintomas com 'gravidez psicol?gica, mas na verdade, ? um comportamento normal nas cadelas depois do cio. Elas costumam 'adotar' objetos ou bichinhos pela casa, choram muito, produzem leite e podem at? tentar cavar ninhos ou se esconder pelos cantos", explica. Nos c?es, diminui a marca??o territorial com urina e a agressividade entre os machos na defesa territorial, mas n?o perdem a guarda.

A cirurgia ? bem simples e o resultado ? um animal mais calmo. Na f?mea, retira-se o ?tero e os ov?rios atrav?s da cavidade abdominal e, no macho, ocorre a retirada dos test?culos. "A cirurgia ? muito simples e o risco anest?sico ou de alguma infec??o p?s-cir?rgica ? m?nimo", diz. Ap?s a cirurgia, o canino deve ficar com o colar elisabetano para evitar que tire os pontos e fazer um repouso moderado. Nos gatos, a cirurgia ? ainda mais simples e o p?s-operat?rio exige apenas repouso para evitar pulos exagerados.

A veterin?ria comenta que a esteriliza??o felina ? quase obrigat?ria porque se a f?mea n?o cruza ela repete cio e isso gera muito estresse. "A gata s? ovula quando cruza, se isso n?o acontece, ela faz cio a cada 15 dias e isso ? ruim para ela e para o dono porque ela fica mais agitada, mia muito, tende a querer fugir, pular a janela". Os machos dessa esp?cie, por sua vez, quando n?o podem cruzar, ficam mais agressivos, aumentam a marca??o de territ?rio e tamb?m tentam fugir. Quando t?m vida livre, aumentam os riscos de acidentes e les?es provocadas por brigas.

A idade ideal para se fazer a castra??o ? depois da fase das vacinas, entre os cinco e sete meses de vida do animal, para evitar que ele desenvolva os comportamentos sexuais. "Depois dessa idade pode ser que o macho n?o pare de demarcar territ?rio e a f?mea continua vulner?vel aos tumores de mama. Mas em 70% dos casos, o animal para de marcar o territ?rio, ou pelo menos, reduz esse processo".

K?tia garante que o cachorro castrado n?o altera seu comportamento. "Existem alguns mitos em rela??o ? esteriliza??o. O cachorro n?o fica 'bob?o', ele mant?m a mesma personalidade, o que muda s?o s? os comportamentos sexuais, mais nada. Outra bobagem ? dizer que tem que esperar a cadela ter a primeira cria para castrar, isso tudo s?o mitos que as pessoas acreditam, mas n?o t?m nada a ver com a realidade".

Diretor t?cnico da ONG Animal e Natureza, Paulo Medeiros, acredita que a castra??o ? uma maneira de controlar a popula??o de animais abandonados. "Castrar os animais ? um ato de responsabilidade com ele e com o meio ambiente. Os animais ficam mais tranq?ilos e mais f?ceis de controlar e permanecem aptos para fazer a guarda. A ONG castra todos os c?es que recolhe nas ruas e eu fiz o mesmo com o meu c?o, que ? de guarda", defende.

A veterin?ria acredita que as pessoas t?m medo de castrar seus animais porque se trata de uma interven??o cir?rgica em um animal saud?vel, ou seja, ? o dono que est? escolhendo fazer e se der errado, vai se sentir culpado. Mas ela afirma que esterilizar um animal jovem e saud?vel implica em riscos m?nimos e resultados maravilhosos.