Plen?ria nacional dos servidores p?blicos federais Professores da UFJF esperam plen?ria para ter uma vis?o da mobiliza??o nacional sobre a renegocia??o salarial

S?lvia Zoche
Subeditora
23/05/2007

A assembl?ia dos servidores p?blicos federais marcada para o dia 28 de maio levantou a quest?o se os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tamb?m cogitam a possibilidade de paralisar as atividades. Procurado pelo portal ACESSA.com, o presidente da Associa??o dos Professores de Ensino Superior (APES/JF), Marcos Souza Freitas, diz que n?o existe discuss?o sobre este assunto, por enquanto.

"Dizer que tem greve em vista, neste momento, n?o corresponde a realidade em rela??o aos docentes da UFJF. Agora, n?s estamos num processo de renegocia??o salarial e que dentro desse processo a gente vai avaliar os passos, a evolu??o desse processo que l? na frente pode at? gerar um movimento mais incisivo da categoria, como uma possibilidade de greve, mas que nesse momento n?o tem data prevista, n?o tem nada estipulado", afirma.

Nesta quarta, 23 de maio, os professores federais fizeram uma entrega simb?lica de documentos ao reitor da UFJF, Henrique Duque, que, de acordo com Freitas, ? um ato que aconteceu nacionalmente. "Todas asuniversidades federais est?o entregando aos reitores a proposta de universidade que o sindicato nacional tem, algumas cr?ticas sobre a universidade nova".

Plen?ria nacional

No dia 02 de junho, est? marcado um encontro nacional dos professores da universidades p?blicas federais e no domingo, dia 03, acontece a plen?ria nacional dos servidores p?blicos federais. "Na plen?ria passada, j? tinha sido informado que parte dos servidores p?blicos, como acontece, entraria em greve no dia 21, e a Fasubra, que ? o Sindicato Nacional dos T?cnicos Administrativos, chamou a greve para o dia 28. Os restantes dos servidores p?blicos federais tirou uma agenda nessa plen?ria passada de que deveria construir uma possibilidade de greve at? a primeira quinzena de junho".

Mas Freitas alerta que taisa decis?es s?o remetidas para as bases, que possuem autonomia para deliberar ou n?o uma greve. "No dia 03, a gente vai ter uma vis?o melhor da mobiliza??o nacional, como est? o avan?o com o governo em rela??o a perpectiva de renegociar a campanha salarial de 2007 e todo este desdobramento, seguramente, vai gerar uma assembl?ia aqui pra gente rediscutir com a base que rumo a gente deve tomar".