Bocha atrai novos adeptos em Juiz de Fora

Por

Bocha atrai novos adeptos em Juiz de Fora Modalidade que j? foi considerada esporte de idosos ganha
atletas juizforanos cada vez mais jovens

Guilherme Ar?as
Rep?rter
10/12/2008

Junte duas pessoas, um bolim (bola pequena) e oito bolas (bochas) em uma cancha. Est?o reunidos os elementos b?sicos para uma boa partida de bocha. A origem do esporte ainda n?o ? totalmente confirmada. Acredita-se que surgiu no Egito e na antiga Gr?cia, mas h? quem confirme que o esporte nasceu na It?lia, na ?poca do Imp?rio Romano.

O jogo consiste em lan?ar as bochas e deix?-las, o mais perto poss?vel de um bolim previamente lan?ado. O esporte ? praticado na cancha, uma quadra com 26,5 metros de comprimento e quatro metros de largura, com altura uniforme, segundo a regra internacional oficial.

Apesar de poder ser jogada na areia ou na quadra sint?tica, como ocorre com os clubes de Juiz de Fora, a nova regra seguida pela Confedera??o Brasileira de Bocha e Bol?o determina que a cancha deve ser revestida com carpete.

As bolas da bocha s?o feitas de material sint?tico, o mesmo usado nas bolas de sinuca. S? que as dimens?es aqui s?o maiores: 10,7 cent?metros de di?metro e peso de 900 a 950 gramas, de acordo com a nova regra brasileira, que segue as orienta?es internacionais. J? o bolim ? uma esfera um pouco menor, com quatro cent?metros de di?metro e feito de a?o.

As bochas devem ter di?metro e peso iguais para as equipes, sendo que a cor deve ser diferente para os advers?rios. A jogada ? iniciada com o arremesso do bolim pelo jogador que conquistou mais pontos na partida anterior.

Definido o local de perman?ncia do bolim, as equipes t?m o objetivo de fazer com que as bochas cheguem o mais perto poss?vel da esfera menor. Quando uma bola est? no ponto mais pr?ximo ao bolim, o advers?rio deve jogar suas bochas at? conseguir lugar mais perto.

Uma das principais jogadas do esporte, a bochada tem o objetivo de tirar a bola do advers?rio da regi?o pr?xima ao bolim. Para isso, o jogador lan?a a bocha ao ar para que ela atinja a bola do oponente. Antes da bochada, o jogador tem que comunicar a jogada ao ?rbitro e avisar qual objeto pretende atingir.

Na bocha, os jogadores contam com a Regra da Vantagem, quando as jogadas irregulares podem ser consideradas como v?lidas, ou n?o, de acordo com crit?rio da equipe advers?ria.

A partida termina quando uma das equipes conquista primeiro os 12 ou os 15 pontos, de acordo com as normas estabelecidas em cada campeonato.

Tradi??o juizforana

Juiz de Fora ? uma das maiores for?as estaduais do esporte. Na cidade existem quatro clubes que mant?m a bocha em constante atividade: Tupi, JF Bola Show, Mariano Proc?pio, Tupynamb?s. Atualmente, apenas os tr?s ?ltimos mant?m equipes em campeonatos. A principal disputa da modalidade, em Juiz de Fora, ? a Copa Evaristo Silva Filho, nome dado em homenagem a um dos maiores incentivadores do esporte.

A cidade ainda recebe a Ta?a Minas, o principal campeonato estadual, sediado atrav?s de sistema de rod?zio entre S?o Jo?o del Rei, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Os jogadores da cidade ainda t?m a chance de disputar a Copa Rio-Minas, que re?ne atletas fluminenses e juizforanos. Em n?vel nacional, a Ta?a Brasil ? a principal competi??o da modalidade, e j? foi disputada por Tupynamb?s e Bola Show.

Em 2001, a bocha entrou na vida de Jos? Eug?nio Montebunhuli, que j? era praticante da malha desde 1987. O tempo e o cora??o cederam espa?o para mais uma modalidade. Hoje, os treinos da bocha s?o feitos duas vezes por semana e os jogos, aos s?bados. Com o lema "O esporte que faz amigos", Eug?nio afirma que a bocha ultrapassa a simples pr?tica esportiva: ? uma terapia. "? a maior higiene mental do ser humano", garante.

Definitivamente, a teoria de que "bocha ? para idosos" caiu por terra h? muito tempo. O jovem Jos? Henrique de Souza Machado ? a prova disso. Aos 12 anos de idade ? um dos mais jovens juizforanos praticantes do esporte. "H? um ano eu conheci a bocha e depois comecei a treinar e jogar pelo Tupynamb?s", conta o dedicado atleta, que n?o pensa em abandonar o esporte.

Para o secret?rio da Liga Boch?fila de Juiz de Fora, Leandro Dias, ainda falta uma boa divulga??o do esporte na cidade. "A melhor ?poca da bocha juizforana foi entre 2004 e 2005, quando o esporte recebeu aten??o especial do jornalista Ant?nio Marcos. Ele foi um dos maiores divulgadores do esporte amador na cidade", defende.

Apesar disso, o secret?rio garante que o esporte ? cada vez mais procurado por jovens juizforanos. Nos campeonatos nacionais, os jovens e adultos j? ocupam espa?o maior do que os veteranos. J? entre as mulheres, a bocha ainda precisa de maiores incentivos. Na cidade existem diversas praticantes, mas n?o h? campeonatos femininos.

Bocha como esporte ol?mpico

Na d?cima edi??o das Paraolimp?adas, disputadas em Pequim, na China, o Brasil realizou um feito hist?rico. Na primeira participa??o verde-amarela, os atletas Dirceu Pinto e Eliseu Santos (foto ao lado) conquistaram o ouro na disputa de duplas. J? na categoria individual, Dirceu ganhou o ouro e Eliseu ficou com o bronze.

As tr?s medalhas da bocha verde-amarela contribu?ram para a 9? posi??o do Brasil no quadro geral de medalhas das Paraolimp?adas.

Apesar dos feitos, a bocha ainda n?o ? considerada um esporte ol?mpico. Leandro Dias explica que os pa?ses sul-americanos adotam regras diferentes das estabelecidas mundialmente. Mas o Brasil j? come?a a seguir as regras internacionais, numa tentativa de unifica??o do esporte. "S? assim n?s vamos conseguir fazer com que a bocha seja disputada nas olimp?adas", espera Leandro.