Artigo
Chefia & Lideran?a & Coaching - Qual a diferen?a?

::: 05/05/2007

Vis?o Geral

A pr?tica da moderna administra??o modificou em muito a atitude dos respons?veis de todas as ?reas da empresa quando se trata do relacionamento com os outros membros da equipe e com os resultados que devem ser atingidos. Se voltarmos algumas d?cadas na hist?ria e compararmos estes conceitos com os aplicados hoje, vemos que:

  1. Na fase que chega at? 1950 encontramos um mercado onde a competitividade ? baixa exigindo das empresas apenas um volume equilibrado entre carga & capacidade e operando com um baixo n?vel de produtividade. Pouco conhec?amos a respeito do comportamento humano cujas teorias nascidas nesta ?poca foram aplicadas apenas nos anos 60. A administra??o era, via de regra, autorit?ria.
  2. Segue-se a segunda fase at? os anos 70 na qual o mercado exige maior competitividade com a demanda focalizada apenas no volume, muito embora j? se falasse em Qualidade e na satisfa??o do Cliente. No final desta ?poca, as organiza?es mais desenvolvidas come?aram aplicar as teorias do comportamento humano e sentem que as mudan?as com seus subordinados geram melhores resultados al?m de melhorar o desempenho de suas equipes. Teorias de mecanismos de motiva??o como o "job rotation", participa??o nos resultados, organiza??o da produ??o, Desenvolvimento Organizacional etc. ganharam espa?o e bons resultados.
  3. Uma terceira fase que tem in?cio nos anos 80 e segue at? nossos dias, apresenta mercados influenciados pela globaliza??o, intensa competitividade e a busca da compet?ncia. A demanda n?o ? apenas por volume mas, pela satisfa??o dos Clientes e pelo atendimento aos requisitos de conformidade. Os diferenciais competitivos como a produtividade, acesso ao conhecimento, a gest?o hol?stica e a preocupa??o com a sobreviv?ncia por um longo per?odo, fazem parte dos objetivos pretendidos pelos executivos de qualquer empresa.
Chefia

Na administra??o aplicada h? algum tempo, o chefe ? uma fun??o que tende a desaparecer. O chefe do passado ? o que tem subordinado, e de acordo com o Novo Dicion?rio da L?ngua Portuguesa, de Aur?lio Buarque de Hollanda, ?: "dependente, inferior, subalterno; que est? sob ordens de outro". Subordinados n?o lutam por promo?es, pois estas s?o conseguidas com muito esfor?o; sujeitam-se a obedecer.

O chefe apenas conduz, inspira medo, diz sempre "eu", preocupa-se somente com as coisas, colhe os louros e enxerga somente o hoje. Seu instrumento de a??o ? o poder hier?rquico atuando em uma empresa r?gida de trabalho, no controle do grupo e com uma restrita ?rea de trabalho. Esta forma de gest?o s? levou a estilos coercitivos, de press?o, que resultaram em uma obedi?ncia resignada e desenvolveu em seus subordinados um senso de sobreviv?ncia ps?quica e biol?gica longe do ideal de comprometimento com os objetivos da organiza??o.

Lideran?a

Podemos desde logo afirmar que:

"Lideran?a ? um mandato social concedido por um determinado grupo ?queles que, em circunst?ncias especiais, apresentam as melhores condi?es de atender ?s necessidades e metas do grupo" ou "Liderar ? a atividade de gest?o que por meio da comunica??o e motiva??o da equipe, leva esta a realizar as atividades necess?rias para alcan?ar os objetivos da Organiza??o". De acordo com a Teoria da Administra??o, as Fun?es B?sicas de Gest?o s?o:

Assim, os l?deres:

  1. devem ter: Vis?o, Valores, Integridade e Capacidade de Assumir Riscos;
  2. devem ser: Agentes de Descentraliza??o e de Mudan?as.

O verdadeiro l?der est? ? procura de insubordinados. Estes n?o se acomodam, n?o aceitam as determina?es sem entenderem o sentido e a l?gica, pois querem evoluir, querem crescer. As empresas devem estar atentas para identificar quais s?o as expectativas das pessoas em rela??o ao l?der e como ele reagir?.

Qualquer que seja o l?der escolhido vai ocasionar uma nova din?mica de funcionamento da equipe, que tem de se recalibrar ou de ser recalibrada para funcionar de acordo com esta nova din?mica.

Quais as compet?ncias esperadas para um l?der
  1. Persuadir - ? uma das habilidades mais claras que foi identificada em pesquisa realizada nos USA. Persuadir ao colaborador a ter um sonho, uma vis?o, um programa de trabalho - a concentra??o em um objetivo definido cativa e atrai as pessoas. Os l?deres levam as pessoas a uma situa??o nunca dantes vivenciada.

  2. Tornar realidade - a grande miss?o do l?der n?o ? de apenas esclarecer ou explicar algo e sim criar um significado. Muitas vezes a comunica??o inadequada ? a causa do fracasso de um l?der. Quanto mais informa??o voc? possuir torna - se mais f?cil dar um significado ao grupo. A capacidade de gerenciar a aten??o e o significado ? parte do l?der como um todo.

  3. Inspire confian?a - "as pessoas tendem a seguir indiv?duos em que confiam, mesmo discordando de seus pontos de vista, do que seguir os indiv?duos com os quais concordam, mas mudam de posi??o com freq??ncia".

  4. Mostre ao seu colaborador que voc? sabe aonde est? indo e que posi?es defende.

  5. Gerencie a voc? mesmo - conhe?a as suas pr?prias capacidades e saiba como utiliza-las. Uma a??o contr?ria resultar? em mais problemas do que em solu?es.
Quais os efeitos da lideran?a?

A lideran?a reflete em toda a empresa dando ritmo e energia ao trabalho. Nas empresas com l?deres eficientes observamos:

  1. o colaborador sente - se mais importante;
  2. as pessoas pertencem a uma comunidade;
  3. o trabalho torna-se mais excitante.

Devemos considerar que a qualidade muitas vezes n?o ? mensurada e sim, apreciada de forma intuitiva - ? uma forma de sentir muito pessoal. A dedica??o ao trabalho ? a maior for?a que resulta em um alto desempenho em fun??o da lideran?a adequada.

Qual a miss?o do empres?rio - l?der?
  • ? de formular, explicitar e colocar em pr?tica a miss?o da empresa que exige a participa??o de todos;
  • Deve refletir se o projeto atinge aos fins nobres da empresa ou de apenas ganhar dinheiro;
  • Definir qual o tipo de rela??o que deve ser praticada com os colaboradores;
  • Ser franco e honesto definindo antecipadamente as regras do jogo;
  • Conseguir que os colaboradores aceitem o seu projeto de desafio de trabalho;
  • Dar possibilidade de crescimento a l?deres no escal?o intermedi?rio;
  • Permitir que os colaboradores tomem decis?es e ser compreensivo com os erros;
  • Dar capacita??o e informa??o necess?ria para crescerem na empresa;
  • Avaliar a capacidade da qualidade humana dispon?vel - seu n?vel de comprometimento com a empresa;
Coaching

As caracter?sticas dos atuais ambientes integrados que as Organiza?es praticam exigem:

  • Trabalho em equipe
  • Aprendizado constante
  • Engajamento total
  • Comprometimento com as metas organizacionais
  • Flexibilidade nas a?es
  • Rapidez nas a?es

A palavra inglesa "coach" ? derivada de KOCS, nome de uma cidade h?ngara, tradicional construtores de carruagens e charretes. Est? em grande destaque em pa?ses como Estados Unidos, Canad? e em boa parte da Europa; h? alguns anos desponta no cen?rio empresarial brasileiro.

Na Antig?idade, os monarcas procuravam pessoas que, n?o sendo de seu c?rculo de interesses, pudessem questionar seu ponto de vista sobre os mais diversos assuntos. Era o conhecido "bobo da corte", que muitos pensavam que era apenas para fazer o rei rir, por?m, na verdade era a ?nica pessoa em toda a corte a falar o que quisesse, o ?nico a expressar o seu pr?prio pensamento, que na maioria das vezes era contr?rio ao do rei e de outros membros da corte.

Voltando aos dias de hoje, o executivo necessita deste instrumento gerencial que utilizando t?cnicas n?o diretivas, estimula este executivo a refletir sobre o seu modo de agir ou na tomada de decis?es, fazendo com que possa escolher a melhor alternativa para uma determinada situa??o. Auxilia tamb?m rever ou analisar o seu comportamento gerencial e a forma de alcan?ar resultados, agregando valor ? sua performance e aos resultados.

Observamos que em nosso pa?s a figura do "coach" est? assumindo um importante papel dentro e fora das Organiza?es. Assuntos como a insatisfa??o pessoal, a responsabilidade social, a incessante busca por resultados cada vez maiores, tornam necess?ria esta participa??o. Muitos profissionais necessitam de ajuda, mas sentem-se envergonhados em confessar. Outros n?o confiam em pessoas dentro da pr?pria empresa que possam auxili?-lo.

N?o devemos confundir "coach" com aconselhamento ou terapia. A? surge a d?vida: "Ser? que eu necessito de coaching"? Com certeza em algum momento de nossa vida profissional necessitaremos de coaching, ou seja, queremos ver nosso universo sob uma outra ?tica que n?o a nossa.

Mulher mostrando algo no computador 
para um funcion?rio Ao escolher um "coach" certifique-se que ele tem facilidade de relacionamento, tem uma vis?o 360 graus, ? um bom ouvinte e questionador, ? criativo e tem capacidade de an?lise e s?ntese dos fatos. Qual a metodologia que utiliza, segue um roteiro definido quanto ao prazo e conte?do?

? uma ferramenta importante na an?lise do feedback visto que a nossa cultura n?o aplica e aceita esta ferramenta como forma de corrigir os erros, desvios e m? interpreta??o. Auxilia no relacionamento interpessoal e da equipe. Deve haver uma defini??o dos par?metros que revelem a qualidade dos resultados atingidos.

Coaching ? ajudar o executivo a aprender e n?o ensin?-lo. ? uma saud?vel parceria que maximiza seu desempenho com o desenvolvimento pleno de seu potencial. ? uma forma de auxiliar o executivo a mudar seu ponto de vista, monitora em assuntos ligados ? sua gest?o na empresa, melhora a sua especializa??o e analisa as defici?ncias para atingir melhores resultados.

Como resume com muito humor o especialista Marcos Souza Aranha: "Se voc? consegue ver a sua pr?pria nuca sem espelhos, voc? n?o precisa de um coach, caso contr?rio, repense sua decis?o".

E Voc?, Executivo - Empres?rio, j? olhou no espelho hoje?


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000