Teatro ensina os direitos do consumidor ?s crianças

Por

Teatro ensina os direitos do consumidor às criançasCrianças da rede pública aprendem os direitos do consumidor se divertindo. Processo continua nas escolas e nas famílias

Pablo Cordeiro
*Colaboração
29/4/2010

Atenção na compra dos produtos, cuidado com a propaganda enganosa e direitos no Código de Defesa do Consumidor. Estes foram temas da peça teatral "Uma pulga na balança", encenada na manhã desta quinta-feira, 29 de abril, para 350 crianças e adolescentes da rede pública de ensino de cinco escolas municipais. O evento comemora o Dia Municipal de Defesa do Consumidor, firmado em 30 de abril, pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF).

"O intuito é, através da cultura, trabalhar conceitos de defesa do consumidor e de exercício da cidadania com as crianças. O tema é importante e é tratado de uma maneira alegre e divertida", afirma o superintendente do Procon, Eduardo Schröder. Ele ressalta que se trata de uma iniciativa que cumpre com as determinações estabelecidas na Lei 11.311/2007, que institui o Dia Municipal de Defesa do Consumidor. "Estamos promovendo ações de incentivo ao conhecimento dos direitos do consumidor", destaca.

A professora da Escola Gilberto de Alencar, no bairro Náutico, Zona Rural do município, Rita de Cássia Pereira, considerou boa a iniciativa, principalmente pelo lazer proporcionado aos alunos. "É uma oportunidade de aprender o tema e repassar o aprendizado para os pais e familiares." O aluno Manoel Ferreira, de 13 anos, aluno da escola, aprovou a apresentação. "Já conhecia o Procon, mas estou mais informado agora. Vou passar o que aprendi para meus pais", comenta o aluno do 7º ano. 

Para a professora de informática que trabalha a alfabetização em todas as séries da Escola Municipal Rocha Pombo, no bairro Amazônia, Laura Neumann, o lúdico foi a melhor escolha para transmitir um tema tão abrangente. "Esse é o melhor caminho. É comprovado que os temas trabalhados com as crianças chegam aos pais."

No total, serão realizadas dez exibições da peça, quatro no mês de abril e seis no mês de maio. No próximo mês, o objetivo será celebrar o aniversário de Juiz de Fora. Na próxima sexta-feira, 30, ocorrem apresentações às 9h30 e às 14h30. As exibições de maio ainda não tiveram horários e locais divulgados.

Processo continuado

Schröder ressalta que esta não é a única iniciativa que envolve a educação. Em junho, o Procon irá trabalhar a capacitação de professores da rede municipal de ensino para que eles repassem cartilhas e abordem os direitos do consumidor nas aulas.

Para a professora do 5º ano da Escola Arlette Bastos Magalhães, localizada no bairro Parque Independência, Luciana Temponi, a ação é fundamental. "A mensagem é válida e, através do lúdico, o entendimento é facilitado. O tema foi abordado antes, pois já sabíamos da peça e vamos continuar o trabalho com os alunos." A aluna Marcele Adriano, de 11 anos, não conhecia o Procon e gostou muito da peça. "Tudo que aprendi vou passar para meus pais e amigos." 

Trabalho gratificante

Há 15 anos, elaborando e atuando em peças de teatro para escolas públicas e particulares, o ator, professor e jornalista Robson Terra prioriza a educação, o divertimento e a instrução das crianças. "A aula dramatizada é um recurso para passar conteúdo visual e musical. É um projeto de educação ao consumidor que orienta desde pequeno", ressalta.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes