Cursos gratuitos de capacitação em Tecnologia da Informa??o

Por

Cursos gratuitos de capacita??o em Tecnologia da Informa??o
Quarta-feira, 9 de outubro de 2013, atualizada às 09h44

Rede Uaitec oferece cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Rede Uaitec) oferece 6.250 vagas gratuitas para dois cursos de nas áreas de Tecnologia de Informação em 47 municípios do estado de Minas. Os interessados devem se inscrever pelo site e, validar a inscrição em um dos pontos Uaitec existente nos municípios relacionados. Os cursos são denominados Vocepontocom e ProfissionalemTIpontocom.

O profissional em TI vai preparar e capacitar para o mercado de trabalho interessados nas linguagens de programação em Java, Cobol e Dot Net em cursos de 120 horas/aulas. Pela crescente demanda por esta mão de obra especializada, o ingresso no mercado de trabalho é quase imediato. Um dos requisitos deste curso é que os alunos, antes de iniciá-lo, tenham acesso à formação em algoritmos e outras ferramentas necessárias para o desenvolvimento de cada programa. Este curso oferece 3.750 vagas e pode ser feito durante dois dias da semana. É pré-requisito que o interessado esteja cursando o último ano do ensino médio ou técnico.

Já o Vocepontocom é um curso que assegura a habilitação do aluno interessado em contatos a ferramentas disponíveis na internet. Trata-se de um curso de inclusão digital com um cardápio de matérias. Ele será feito em módulos específicos e prevê formação na construção de História em quadrinhos (como criar e como usar); criação de blogger, oficina de apresentações (Power-Point,Prezi e outros aplicativos); produção de livros digitais; uso de tecnologias móveis para suporte da educação, uso de Excel, compartilhamentos de documentos; além do aplicativo Moodle, uma plataforma de aprendizagem utilizada na divulgação de conhecimento. São cursos de 60 horas – o módulo com 12 oficinas – e serão aplicados diariamente em dois horários – 15h às 16h50 e 20h às 20h50, em dois dias da semana (terças e quintas). Duas mil e quinhentas vagas estão reservadas para este curso.

Polos Uaitec

Os municípios com sedes de unidades da Uaitec e que estarão validando as inscrições são Andradas, Boa Esperança, Bocaiuva, Brasília de Minas, Brumadinho, Caeté, Campestre, Campina Verde, Capelinha, Carmo do Rio Claro, Divinópolis, Formiga, Frutal, Itabira, Itaguara, Itajubá, Itanhandú, Ituiutaba, Jaíba, Janaúba, Jequitinhonha, Lavras, Leopoldina, Mariana, Monte Azul, Monte Carmelo, Monte Santo de Minas, Nanuque, Nova Serrana, Papagaios, Paracatú, Passos, Pedra Azul, Pitangui, Ponte Nova, Porteirinha, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Rio Paranaíba, Rio Pardo de Minas, São Sebastião do Paraíso, Sabará, Santa Vitória, Santa Rita do Sapucaí, Taiobeiras, Uberaba e Várzea da Palma.

O Uaitec é um projeto do Governo de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), cujo objetivo é ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão mineiro, através do ensino a distância. Para o ano de 2014, serão oferecidos cursos de graduação e de tecnólogos.

Com informações da Agência Minas