Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011, atualizada às 17h35

Projeto Sorrir seleciona voluntários para atuação em instituições de JF

Aline Furtado
Repórter
Voluntários Projeto Sorrir

O Projeto Sorrir vem sendo desenvolvido em Juiz de Fora há seis meses e seleciona pessoas de qualquer idade interessadas em trabalhar como voluntários. O projeto foi criado na cidade de São Paulo, em janeiro de 2008.

"Nossa intenção é levar um pouco de esperança a quem precisa de atenção e está em instituições diversas. E acreditamos conseguir isso por meio de ações recreativas e arte", destaca a coordenadora local do Sorrir, a voluntária Renata Silva.

Segundo ela, não é preciso ter qualquer tipo de formação, basta vontade de fazer o bem. "Vamos onde existirem pessoas precisando de carinho, afeto e atenção. Isso qualquer um pode dar, independentemente de ter habilidade ou não. Basta ter boa vontade." Ao longo dos seis meses em que o Projeto Sorrir vem sendo desenvolvido em Juiz de Fora, o grupo, que foi formado com quatro voluntários e hoje conta com 21, realizou oito visitas, em instituições como o Instituto Maria, o Educandário Carlos Chagas, o Grupo Casa, entre outros.

"Nosso foco é levar esperança a pessoas em situação de risco, vulnerabilidade e necessidades especiais, de qualquer idade. Quando o projeto começou, entramos em contato e oferecemos a visita. Depois, as próprias instituições passaram a nos convidar, o que é muito gratificante, afinal, o ganho é dos dois lados."

As pessoas que tiverem interesse em participar do projeto devem entrar em contato por meio do telefone (32) 8815-4186. A equipe de voluntários se reúne uma vez por mês para discutir as ações, além de serem desenvolvidas dinâmicas. Já as visitas às instituições são realizadas, em sua maioria, aos finais de semana. Embora não haja restrição de idade para ser voluntário no Projeto Sorrir, Renata lembra que menores devem apresentar autorização assinada pelos pais.

Projeto Sorrir Projeto Sorrir
Encontro

No próximo sábado, 22 de janeiro, será realizado um encontro do Projeto Sorrir. A ação é aberta a todos os voluntários e à população em geral. Durante o encontro, haverá palestra sobre voluntariado, show de mágica, música, além da apresentação das ações previstas para 2011.

Na ocasião, o grupo vai arrecadar alimentos, a serem doados às vítimas das chuvas na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O encontro ocorre às 20h, em um hotel localizado na rua Chanceler Oswaldo Aranha, 20, São Mateus.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken