Estoque do Banco de Leite Humano da Amac está 24% mais baixo em janeiro

Por

Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011, atualizada às 15h20

Estoque do Banco de Leite Humano da Amac está 24% mais baixo em janeiro

Clecius Campos
Repórter

O estoque do Banco de Leite Humano da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) está 24% mais baixo em janeiro, em comparação com o mês de dezembro de 2010. De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Bernadete Monteiro Oliveira, o estoque tem, nesta quarta-feira, 19 de janeiro, 28 litros de leite, enquanto, em dezembro, o volume foi fechado em 37 litros. No final de dezembro de 2009, o banco contava com 31 litros de leite.

"Percebemos a queda em janeiro por conta do período de férias, já que muitas mães viajam e as doações diminuem. Esperamos contar com a sensibilidade das mães, a fim de que o estoque consiga atender aos pedidos de leite que recebemos." Até a última terça-feira, 18, o banco havia distribuído 30 litros de leite a recém-nascidos prematuros com baixo peso, mediante prescrição médica.

Segundo Bernadete, a procura por leite humano segue o mesmo patamar, mesmo em tempo de férias. "Por essa razão, não podemos deixar de captar novas doadoras. Pedimos a todas as mães que estão amamentando e que têm excesso de leite que procurem o serviço e façam o cadastro." Para se cadastrar, a mãe deve ligar para o Banco de Leite, no telefone (32) 3690-7436. A coleta do leite é feita na residência da doadora. O leite é então analisado, tratado e pasteurizado, para depois ser destinado às crianças. "O leite sai com qualidade e garantia."

Além da captação e doação do leite humano, o banco realiza diversas ações de orientação à mulher em incentivo ao aleitamento materno, como auxílio nas intercorrências mamárias durante o período de lactação (mastite, bico invertido, etc), projeto Bombeiro Amigo do Peito, curso Casal Grávido, campanhas de amamentação, palestras, entre outros. Os atendimentos ocorrem na rua Espírito Santo 1.023, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken