Mulher: Beleza

Por

Cortar ou n?o cortar? Eis a quest?o!
Conhe?a alguns mitos sobre cortes de cabelo e entenda qual
deles se adequa melhor ao seu tipo de rosto

Fernanda Leonel
Rep?rter
21/03/06


Saiba mais sobre cortes de cabelo e crescimento dos fios. As dicas s?o do cabeleireiro Felipe Franco. Clique no ?cone ao lado e assista ao v?deo



Uma das frases mais ouvidas de todos os tempos seguramente pode ser essa: "O cabelo ? a moldura do rosto". Moldura ou n?o, o fato ? que que os cabelos possuem um papel fundamental na composi??o da nossa apar?ncia.

Os cortes de cabelo est?o a?. Cada dia mais ousados, sofisticados e com recursos extras. Necessidades para alguns, mundan?a para outros. Mas sempre como parte do cotidiano da grande maioria das pessoas.

Junto com o h?bito, seguem as cren?as. H? os que acreditam que cortar o cabelo renova o ciclo da vida, outros apostam na lua que rege o dia do corte. Os cabelereiros respeitam, mas adiantam a opini?o un?nime: n?o h? nada cientificamente provado sobre nenhum desses mitos, h? sim, pequenas a?es cotidianas que se podem e se devem ser realizadas para se conseguir um cabelo mais bonito e mais saud?vel.

Nada de mito de Sans?o e Dalila! Mas cortar o cabelo realmente traz benef?cios para as madeixas, e o cabeleireiro Felipe Franco, explica o porqu?. Ao retirar as partes mais "estragadas" do seu cabelo, voc? retira os peda?os que, por estarem mais danificados, sugam as prote?nas em maior quantidade que as demais partes. Ou seja, ao fazer o corte, voc? retira cabelos mais "antigos", que precisam de mais prote?na, e que por isso, acabam desequilibrando a "alimenta??o" dos mais novos, que s?o maioria.

Assim como na biologia se aprende que retirar a gema apical de uma ?rvore d? mais for?a ? ela, os cabelos tamb?m precisam dessa "podada". S? assim, eles ganhar?o for?a e aumentar?o a qualidade do fio para ganhos em beleza externa.

Mas uma coisa precisa ser ressaltada: o cabelo s? cresce se com o corte for retirada alguma parte que est? mais danificada. Somente cortar as pontas dos cabelos ou mesmo fazer um corte para mudar o visual, com o cabelo em estado "sadio", n?o d? for?a para que as madeixas aumentem de comprimento.

Os cortes ajudam muito no crescimento dos cabelos que receberam algum tipo de qu?mica ou tinta. Esse tipo de fio, sempre mais danificado por essas a?es externas, reage melhor ? a??o da tesoura. O porque? ? que como essa parte com qu?mica retirada do cabelo, requer sempre mais cuidado at? mesmo do pr?prio corpo, com a sua retirada sobra mais "prote?na livre" para o resto do cabelo utilizar.

Os especilistas afirmam que n?o h? periodicidade correta para se cortar o cabelo. "Cada cabelo tem seu tempo", afirma Franco, "mas o certo ? que se apare as pontinhas pelo menos a cada 45 dias".

Combine o cabelo com o seu rosto!

O corte de programa??o est? cada vez mais em alta entre os sal?es juizforanos. Atrav?s dele ? possivel identificar quais s?o os cortes mais adequados para cada tipo de rosto.

O cabeleireiro Felipe Franco, que ? o respons?vel pelas dicas que v?m seguir, completa a import?ncia do corte de programa??o. "A nossa profiss?o tem um pouco da psicologia tamb?m. Muitas vezes, a gente acaba conversando e fazendo alguma coisa no cabelo da pessoa que resolve at? problemas de auto-estima", afirma.

Para o profissional, que enfatiza que estar de bem com o seu visual traz benef?cios para o corpo e para a mente, o corte de programa??o ? ideal para tentar minimizar e at? mesmo extinguir toda e qualquer rejei??o ao novo corte que o cliente possa ter.

Rosto Oval

Caracter?sticas:Queixo um pouco comprido e testa alta

Use: Repicados nas pontas das franjas e cortes curtos. Cortes "up" (cria??o de Franco): cabelos menores na parte de tr?s e maiores na frente

Rosto Triangular

Caracter?sticas:Queixo fino, testa larga e ombro saliente nas laterais

Use: Corte repicado em todo comprimento do cabelo, fios curtos, lisos e ondulados. O comprimento deve ser entre o queixo e o pesco?o. Evitar volumes laterais.

Rosto Quadrado

Caracter?sticas:As mand?bulas s?o mais largas, em outros casos chegam a ter a dimens?o das ma??s e da face.

Use: Fio reto com franjas levemente desfiadas, cabelos ondulados e cheios nas laterais. O Channel com franjas tamb?m causam um bom efeito. Os cabelos m?dios e longos favorecem esse tipo de rosto.

Rosto Redondo

Caracter?sticas:Passa a impress?o de que se est? acima do peso, mesmo n?o estando. A ilus?o ocorre porque a face ? larga. Testa curta e queixo pequeno

Use:Cabelos em fio reto sem muito volume. Muita ponta, muito topete. Nunca franja no olho.