Por

Quarta-feira, 17 de agosto de 2007, atualizada ?s 13h39

Alexandre Ank com reais chances de ouro
Thiago Werneck
Colabora??o*

Nem deu tempo de comemorar o bronze. O mesatenista Alexandre Ank j? jogou tr?s partidas nesta quinta-feira, dia 16, e venceu todas. Agora a competi??o ? por equipes e o juizforano representa o Brasil junto com Ivanildo Freitas e Ecildo de Oliveira na categoria 4 por equipes.

Pelo menos a medalha de bronze ? quase certa. A de prata tamb?m n?o est? longe e a de ouro deve ser disputada diretamente com os mexicanos nessa sexta-feira, dia 17 de agosto, ? tarde. Na ?ltima quarta, o Brasil venceu suas duas partidas, Col?mbia e Peru por 3-0. E agora, a equipe canarinha enfrenta o M?xico e no s?bado a Venezuela.

S?o apenas cinco pa?ses na disputa pelo ouro. As equipes jogam entre si e a de melhor campanha ? campe?. Mesmo que perca as pr?ximas duas partidas o Brasil ainda pode ficar com o Bronze. Com mais uma vit?ria Ank, Ivanildo e Ecildo colocam as m?os na prata. Vencendo as duas ? ouro para o Brasil.

A equipe da Venezuela ? formada por Reina Walter, Gustavo Sandoval e Noel Sandoval. Ank enfrentou os dois deles (Reina e Gustavo) na competi??o individual categoria 4-5 e venceu ambos por 3-0. Por isso a expectativa de vit?rias ? boa e se confirmada praticamente garante prata para o Brasil e para Ank.

O suspense fica por conta da partida contra o M?xico que ? onde joga L?on Caderano. Foi contra ele que Alexandre conquistou o bronze em uma partida emocionante vencida por 3-2 pelo juizforano. Um confronto que promete disputa acirrada na tarde desta sexta-feira e que deve definir a medalha de ouro. Isso porque os mexicanos enfrentam ainda Peru e Col?mbia, que t?m equipes mais fracas, al?m de j? terem vencido os venezuelanos.

No sistema de disputa por equipes os jogadores duelam primeiro em partidas individuais e depois um confronto de duplas e , se necess?rio, voltam a jogar individual trocando-se os advers?rios. Quem vence tr?s partidas fica com a vit?ria e o confronto ? dado por encerrado. Contra os colombianos, por exemplo, Alexandre enfrentou Esteban Guzman e Ivanildo Freitas jogou contra Rafael Cristancho. Os brasileiros venceram seus jogos e marcaram dois pontos para o Brasil. A pontua??o que aumentou para 3-0 , depois da vit?ria de duplas de Ank/Freitas contra Guzman/Cristancho por 2 a 1.

A forma??o nas duplas mudou no confronto contra o Peru, quando Ank ficou de fora. Ecildo jogou em seu lugar. A forma??o de quem joga o individual e duplas varia de acordo com a condi??o da partida e de cada atleta. Contra os peruanos Ank enfrentou Gil Sierra Victor e passou com fac?is 3-0.

O M?xico ? primeiro e brasil segundo ambos com duas vit?rias. Em terceiro est? a Venezuela com uma vit?ria e duas derrotas, seguida da Col?mbia que agora tem uma vit?ria e uma derrota. Depois vem Peru que perdeu suas tr?s partidas.

Os confrontos da competi??o:
  • Brasil 3 x 0 Col?mbia
  • Venezuela 3 x 0 Peru
  • Brasil 3 x 0 Peru
  • M?xico 3 x 0 Venezuela
  • Col?mbia 3 x 2 Venezuela
  • Peru 0 x 3 M?xico
  • Brasil vs M?xico - 17/08 (sexta ? tarde)
  • Col?mbia vs Peru - 17/08 (sexta ? tarde)
  • Brasil vs Venezuela - 18/08 (s?bado)
  • M?xico vs Col?mbia - 18/08 (s?bado)

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora