Vestibular UFJF 2008

Por

Sexta, 03 de agosto de 2007, atualizada ?s 19h

UFJF d? dicas para vestibulandos
Thiago Werneck
*Colabora??o
03/08/2007

Por desaten??o, estudantes deixam de aproveitar algumas vantagens oferecidas pelo edital do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ou at? mesmo ficam sem fazer a prova por pequenos detalhes n?o observados. Uma das regalias oferecidas no programa de ingresso da Universidade que n?o ? aproveitada acontece no PISM.

Poucos sabem, mas todos os estudantes que j? conclu?ram o Ensino M?dio podem se inscrever para o PISM e Vestibular ao mesmo tempo. Uma alternativa ainda pouco explorada pelos candidatos. "Se o aluno n?o se classifica no vestibular pode ter melhor sorte no PISM. Parece que os vestibulandos desconhecem essa vantagem", avalia o coordenador da Comiss?o Permanente de Sele??o (Copese) Jos? Maria Pereira Guerra.

O recurso poderia ser utilizado por alunos de medicina, por exemplo, que chegam a fazer vestibular por cinco anos, at? conseguir a vaga. Simultaneamente a essas tentativas, h? a possibilidade de em tr?s anos eles ingressarem na Universidade pelo PISM.

A maior parte dos estudantes acredita que o PISM, pode ser feito apenas por quem est? no Primeiro ano do Ensino M?dio ou no segundo ano de Curso t?cnico, que tenha dura??o de quatro anos. "? raro algum estudante que tenha completado o ensino m?dio come?ar a fazer o PISM", conta Jos? Maria. Na pratica quem j? vai prestar vestibular pela quarta vez, j? poderia ter tido melhor sorte no PISM, nos tr?s anos anteriores.

Alerta na hora de pagar a taxa

A Copese alerta que ? comum candidatos agendarem pagamento para o ?ltimo dia, ou pagarem em cheque, e o dinheiro n?o estar na conta na hora de ser compensado. "O que acontece ? que a pessoa fica sem fazer o vestibular e n?o adianta fazer reclama?es, porque n?o h? como voltar atr?s. O pagamento n?o pode ser feito depois da data limite", destaca Jos? Maria.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF