A gata Gris

Por

Mem?rias do Abrigo - A gata Gris

22/07/04

A gata Gris foi a gata mais interessante que conheci. Ela foi abandonada no abrigo com um bilhete que dizia assim:

"Esta gata se chama Gris e eu n?o posso ficar com ela, porque ela tem um problema no nariz. Tenha cuidado, ela ? muito brava".

Era uma gata apaixonante. Toda peludinha, com tr?s cores e dois olhos amarelinhos, lindos e vivos, que nos seguiam por toda parte.

Naquele mesmo dia, hav?amos recebido uma ninhada com seis gatinhos abandonados em uma caixa de papel?o. Eram muito pequenos e fracos.

Com esses filhotes, precis?vamos dar comida na boquinha deles com uma seringa, mas eles continuavam pedindo pela m?e. Precisavam de carinho e calor de uma gatinha de verdade. Gatinhos novos s?o como os beb?s humanos: gostam de ficar sempre agarrados com suas mam?es.

Come?amos a nos preocupar, pois eles n?o queriam comer direito e estavam ficando cada vez mais fracos. Foi quando me virei e vi a gata Gris me fitando com seus olhos vivos e curiosos. Fui me aproximando dela, peguei-a pelas patinhas dianteiras, deixando-a sentada e comecei a falar com ela:

"Gatinha, voc? ? muito linda. Embora voc? n?o possa dar de mamar aos filhotinhos, d? para voc? me fazer um grande favor? Est? vendo aquela ninhada ali? Eles s?o orf?os e precisam do calor de uma gatinha para que sobrevivam e se sintam protegidos. Caso isso n?o aconte?a, temo pelo pior... Voc? poderia fazer isso por mim?

Curiosamente, ela soltou um miado com ternura, parecendo entender minha apreens?o. Interpretei aquilo como um sim e a soltei.

Ela se espregui?ou com charme e muito dengo, como todo gato faz. E, para nossa total surpresa, foi caminhando lentamente em dire??o a ninhada.

A caixa estava meio ?mida, j? que os gatinhos haviam feito xixi. Ela pegou um gatinho pelo cangote como os bichanos fazem e o levou para o outro canto da sala, repetindo a mesma coisa com os outros cinco. Depois, deu aquele ?banho de gato? em todos eles, lambendo-os com muito carinho.

Pegamos uma mamadeira e alimentamos cada um, sempre sob o olhar vigilante da gata Gris. Ap?s todos estarem alimentados, deixei-os aos cuidados dela.

Um dia se passou e os gatinhos ficaram sempre quietos, nem miando de fome. Ficamos curiosos com isso e fomos ver o que estava acontecendo at? imaginando o pior. Talvez n?o tivessem resistido e morrido, j? que estavam t?o fraquinhos.

Entramos silenciosamente e vimos que todos os gatinhos estavam mamando. Adivinhem em quem? Na gata Gris !!! N?o ? que ela estava dando de mamar aos gatinhos ? Que surpresa agrad?vel. Mas de onde veio o leite dela? S? pudemos acreditar que aquilo havia acontecido porque ela queria ajudar, e seu instinto maternal foi mais forte que tudo, at? fazendo acontecer aquele pequeno milagre de amamentar pequenos seres abandonados.

Os gatinhos cresceram fortes e saud?veis. Conseguimos arrumar novos lares para eles, o que deixou a gata Gris um pouco triste, ao ver seus ?filhinhos? irem embora. Mas havia chegado outra ninhada e ela os adotou prontamente como tinha feito com os outros..

E a?, a hist?ria se repetiu...a gata Gris os adotou, amamentou e os tratou com muito carinho at? crescerem e poderem ser doados...

E foram muitas e muitas ninhadas adotadas por ela durante toda a sua vida, at? ela morrer bem velhinha, mas sempre muito carinhosa com todos os filhotinhos que ficassem perto dela..

Embora sendo uma gata, ela nos ensinou muito. Ensinou que se quisermos alguma coisa, podemos conseguir. Ensinou que fazer o bem ? importante e que esse bem sempre retorna para n?s. Aprendemos com ela como os gatos s?o s?bios, como podem nos entender, mesmo n?o entendendo nossa l?ngua, como s?o sens?veis e am?veis.

E n?s agradecemos a Gata Gris por nos ter dado a chance conhecer e conviver com ela.

*Maria Elisa de Souza ? presidente da Sociedade Juizforense
de Prote??o aos Animais e atua h? mais de 18 anos na ?rea